Pular para o conteúdo principal

Politicando Eleições 2014 – Fernando do Comilão (PSDB)




Como explicamos na coluna anterior tivemos 3 pré-candidaturas que foram “mais ou menos” lançadas, sem que os “donos” das pré-candidaturas tenham anunciado oficialmente serem candidatos, por isso faremos 3 avaliações extras, a última foi de Carolina Corrêa (PT) e hoje é sobre o ex-vereador Fernando do Comilão.

No “Politicando 2014” estamos analisando uma série de fatores que vão influenciar a capacidade do pré-candidato a ser tornar de fato candidato, quantos votos serão necessários para que ele se eleja e quais são suas chances reais de atingir esses votos.

Ainda falta ser analisada: Rose de Aires (PT do B), após uma pequena pausa, iremos avaliar os pré-candidatos a deputado federal de Cabo Frio.

Nas colunas anteriores avaliamos:

1 - Alfredo Gonçalves (PV): Clique AQUI para ler.
2 - Aquiles Barreto (SDD): Clique AQUI para ler.
3 - Bernardo Ariston (PR): Clique AQUI para ler.
4 - Carlos Victor (PSB): Clique AQUI para ler.
5 - Cláudio Leitão (PSOL): Clique AQUI para ler.
6 - Emanoel Fernandes (PROS): Clique AQUI para ler.
7 - Janío Mendes (PDT): Clique AQUI para ler.
8 - Paulo Henrique Corrêa (PR): Clique AQUI para ler.
9 - Silas Bento (PSDB): Clique AQUI para ler.
10 - Dr. Taylor (PRB): Clique AQUI para ler.
Extra 1 - Carolina Corrêa: : Clique AQUI para ler.


Politicando Eleições 2014 – Fernando do Comilão (PSDB)

História política: Fernando do Comilão (PSDB) é um político acostumado a ser candidato e participou de todas as eleições que tiveram nos últimos 10 anos, no entanto só se elegeu uma única vez:

- Em 2004 obteve 1.334 votos para vereador, mas perdeu a eleição, ficando apenas na suplência; em 2006 se candidatou a deputado estadual, em uma eleição “balão de ensaio” para dar estrutura a candidatura de vereador em 2008, em 2006 Fernando do Comilão obteve 2.198 votos em Cabo Frio, uma peculiaridade da eleição de 2006 é que Fernando do Comilão foi candidato contra Alair Corrêa (PP) que fez 36 mil votos na cidade, e contra o ex-político, José Bonifácio (PDT), que agonizava medíocres 6 mil votos.

- Em 2008 Fernando do Comilão conseguiu finalmente ganhar uma eleição e se elegeu vereador de Cabo Frio com 2.531 votos, superando sua votação de 2006. Em 2010 novamente Fernando do Comilão faz uma campanha “balão de ensaio” a deputado estadual, visando sua reeleição de vereador em 2012, em 2010 Fernando do Comilão obteve impressionantes 5.707 votos na cidade, mas que 1/3 dos votos da faraônica campanha do Janío Mendes (PDT) que terminou como suplente.

- Mas, a vida tem sempre aquele mas... Fernando do Comilão que já tinha aprendido a fazer campanha e teve uma grande votação em 2010 resolveu ficar ao lado dos Mendes na eleição de 2012, foi contra a determinação de seu partido o PSDB que estava na coligação do hoje prefeito Alair Corrêa (PP), resolveu caminhar por ruas vazias com Janio (PDT), participar de comícios as moscas, onde só estava quem ganhava para segurar bandeira, cercado dessa gente Fernando do Comilão teve seus votos dilacerados obtendo apenas 1.448 votos, praticamente a mesma quantidade de votos que teve em 2004 e ficou apenas amargando a suplência de vereador.

Carisma: Fernando do Comilão não é carismático, não é simpático, mas sabe ser agradável, e o mais importante é um trabalhador da política, dorme e acorda fazendo política, esforçado e dono de um belo trabalho social com mais de uma década. 

Capacidade financeira ou de arrecadar patrocínio de campanha: São pequenos os recursos do Fernando do Comilão para a campanha de 2014, também não terá capacidade para arrecadar recursos, provavelmente terá uma campanha pequena.

Legenda (quantos votos precisa para ser eleito): Fernando do Comilão precisa ter a  partir de 36 mil votos para se eleger deputado estadual pelo PSDB, sendo que uma margem mais confiável para ser eleito em seu partido é de 40 mil votos.

Capacidade de atingir essa legenda: Nenhuma! É impossível e inimaginável que Fernando do Comilão tenha chances mesmo que remotas de ganhar essa eleição, como já dissemos essa é uma campanha para Fernando manter seu nome vivo, e tentar voltar a vereança em 2016.

Probabilidade de seguir com a pré-candidatura até a eleição: Apesar de Silas Bento (PSDB) ser também pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, Fernando do Comilão tem garantido pela estadual seu direito de ser candidato.

Na verdade o PSDB sonha que ambos sejam candidatos e ajudem a fortalecer a legenda do partido, que anda mal das pernas.

Conclusão: Fernando do Comilão (PSDB) é um político experiente e sabe fazer campanha com ou sem recurso, participar de campanha “balão de ensaio” não o incomoda, muito pelo contrário, sempre fez política dessa forma.

Fernando sabe que não será eleito nessa eleição, mas visa de fato voltar a Câmara na eleição de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.