Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

segunda-feira, 24 de março de 2014

Coluna da Menina de Ouro, Vânia Carvalho



 

Dia do Artesão

Pela primeira vez o Dia do Artesão foi comemorado com todo reconhecimento merecido, por esta classe tão ignorada no governo passado.

 Apesar de anos e anos de dedicação desses profissionais, no atrativo do nosso turismo, na geração de renda, na assistência ocupacional dos socialmente excluídos e na preservação do nosso meio ambiente, como agentes transformadores, os artesãos de Cabo Frio nunca tiveram o respeito e a consideração por tantos nos de  serviços prestados.

Apesar de mais de 50 anos de existência, o artesanato de Cabo Frio sempre viveu a margem de nossa cultura local, sempre sendo desvalorizado em detrimento dos revendedores de produtos industrializados, que hoje, provam a predileção politiqueira que fizeram com que este tipo de produto proliferassem nas atuais feiras, que nada tem atualmente de feiras de artesanato.

Porém, com a crescente luta pelo fortalecimento daqueles que realmente agregam valores a nossa cidade, o atual governo cria uma Coordenadoria apenas para tratar do assunto artesanato! com uma visão empreendedora que lhe é peculiar, o prefeito Alair Correa, se dispõe a dar dignidade a esses profissionais que serão de muita ajuda nos atrativos turísticos do futuro pós petróleo de Cabo Frio.

Hoje, o artesão conta com um espaço maravilhoso de exposição e vendas, a Casa Artesanal! recebem o reconhecimento por seu trabalho pela Câmara de Vereadores, e são valorizados quando ganham de presente do nosso governo uma visita a maior Feira empresarial do ramo. A Rio Artes Manuais! Lá os artesãos puderam aprimorar seus conhecimentos, participar de palestras, conhecerem novas técnicas, materiais e interagir com artesãos de todo Brasil e do mundo. Além disso, Cabo Frio também foi selecionado através de 2 representantes da Casa Artesanal para fazer parte dos stands de vendas da Praça do Artesão.

Este tipo de atividade só traz repercussão positiva para nossa cidade, a partir do momento que Cabo Frio se coloca a altura de participar de um evento tão importante que só trará bons frutos pro nosso município, quando este também for reconhecido pela sua cultura. 

Fortalecer nossa arte também é um privilégio desse governo que pensa lá adiante, quando os royaties do petróleo não forem, mas suficientes para fomentar nossa economia, e sendo assim, como cidade turística que somos, abraçar todas as causas que envolvam a criação de um novo mercado consumidor, que atraiam um público seleto e considerável de pessoas, que visitam nossa cidade e deixem aqui mais e mais dividendos é uma proposta inteligente, onde o artesanato está inserido de forma primordial na  atração não só desse tipo de público como também na criação de projetos que fomentem e fortaleçam  nossa economia.

0 comentários:

- |