Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Joanna Maranhão




Destaque da natação feminina brasileira, a ex-atleta olímpica Joanna Maranhão esteve em Cabo Frio, onde participou do lançamento da campanha permanente da Secretaria da Criança e do Adolescente de Cabo Frio contra o abuso sexual de jovens.

Joanna Maranhão também é lembrada por ter tido a coragem de revelar, em entrevista de 2008, que aos nove anos foi molestada por seu próprio técnico e amigo da família.

– A prefeitura de Cabo Frio está de parabéns por lançar uma campanha permanente. O assunto não pode cair no esquecimento – disse nessa entrevista Joanna, que mantém a ONG Infância Livre.
  
PORTAL PMCF - Depois que o Senador Magno Malta colocou o tema de abuso sexual na mídia, você percebeu, como cidadã, alguma mudança no comportamento do brasileiro?

JOANNA MARANHÃO – Eu percebi que as pessoas começaram a falar sobre isso. Não era mais aquela coisa reclusa nas famílias que fingem que nada aconteceu, como eu fiz. As pessoas começaram a falar, mais ainda é pouco.

PORTAL PMCF – É um começo para alertar a sociedade?

JOANNA MARANHÃO – Isso mesmo. É o início de um movimento. É como se a gente tivesse começando a engatinhar, como uma criança recém-nascida.  A gente tem que aprender a caminhar com isso, até que a gente se torne adulto, maduro o suficiente para combater. A gente ainda é um bebezinho em relação à monstruosidade que é esse tipo de crime.

PORTAL PMCF - Você como brasileira, tendo uma experiência internacional, sabe que no Brasil tudo vira moda. Você acha que esse tema pode cair no esquecimento?

JOANNA MARANHÃO – É isso. Para que não se torne esquecimento, que não se torne uma moda, isso tem que ser permanente. A gente não pode falar só “Ah! Agora é a data do combate internacional de abuso de crianças e adolescentes”, que com certeza nesse dia as pessoas e a mídia vão falar muito sobre isso. Mas, e como fica a situação nos outros dias?

PORTAL PMCF -  Você disse que gosta da palavra “permanente”, como essa iniciativa da prefeitura de Cabo Frio. É esse o caminho?

JOANNA MARANHÃO –  Sim, para que não caia no esquecimento, que não se torne uma moda, tem que ser permanente. Vamos lembrar que a cada 15 segundos uma criança sofre abuso, por isso tem que ser uma coisa massiva, permanente, uma coisa muito forte.

PORTAL PMCF - A atitude da Secretaria da Criança e do Adolescente em manter uma campanha viva, o tempo todo, é o caminho correto?

JOANNA MARANHÃO – É louvável! É muito interessante e eu sei que vai dar certo. E espero que a campanha  se expanda mais. Quero ir a outras cidades e falar sobre isso, inteirar pessoas.

PORTAL PMCF -  O projeto tem que chegar a pessoas de outras cidades?

JOANNA MARANHÃO – Sem dúvida. A prefeitura de Cabo Frio está de parabéns. É importante que tenham muitas palestras pelo Norte e Nordeste do país. Nas cidades do interior, a questão do abuso sexual ainda é muito forte. É um trabalho muito grande, de mudança de cultura, uma coisa que talvez eu seja mais velha e que minha filha ou meu filho tenham que continuar nessa campanha para que alguma mudança de fato seja feita.

PORTAL PMCF -  Você disse que entendeu que percebeu que não tinha culpa e tinha direito. Essa é a bandeira que tem que ser levantada?

JOANNA MARANHÃO – Sim. Porque a vítima se sente culpada, suja e eu pensava que eu tinha feito alguma coisa para que ele se sentisse no direito de fazer aquilo comigo.  Que o sinal para que ele desse esse próximo passo era meu. E até eu entender que não era, foi um grande processo. Mas a gente sempre bate na mesma tecla, é a educação. A criança tem que saber até onde pode ir, o que pode ou não ser feito, e se alguma coisa for feita ela tem que contatar alguém responsável por isso.

PORTAL PMCF -  Você conhecia Cabo Frio?

JOANNA MARANHÃO – Não. Pela manhã eu dei uma corrida na praia, mas não consegui conhecer a cidade, já que tinha um compromisso aqui. Pretendo voltar com mais calma para conhecer tudo, achei a cidade muito charmosa, gostosa de andar, caminhar e parar num lugar e comer algo. O clima é muito bom. Vou voltar com certeza.

Texto: Redação da PMCF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há