Pular para o conteúdo principal

A Armada Brancaleone do PT volta a atacar



Por Pedro Nascimento Araujo

Em 1966, o cineasta americano Mario Monicelli lançou “L’armata Brancaleone” (“O exército Brancaleone”, no original). No filme, um cavaleiro medieval decadente chamado Brancaleone da Norcia é levado a uma jornada para tomar posse de um feudo perdido que pertenceria a um cavaleiro teutônico. Brancaleone monta sua companhia de campanha (a tal Armada Brancaleone do título). É uma antítese da ideia de heroicos e românticos cavaleiros medievais. Os protagonistas são mesquinhos, medrosos, incompetentes e trapalhões; as donzelas, ninfomaníacas; os servos, sempre à espreita de qualquer ataque para poder roubar de outros servos seus vizinhos; os religiosos, entregues aos pecados; etc. Em suma, sob a capa de um respeitável cavaleiro e seus honrados vassalos, havia um grupo de incompetentes guiados por espíritos nada nobres. Mais ou menos como os ocupantes do Palácio do Planalto que utilizaram os computadores e horas pagos pelo dinheiro dos impostos dos brasileiros para difamar jornalistas – até agora, restam provadas apenas as alterações nos perfis da Wikipédia de Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão, ambos analistas econômicos renomados e ambos empregados das Organizações Globo. Também não há como saber se os difamadores cantavam a célebre “Branca, Branca, Branca, Leone, Leone, Leone!” enquanto espalhavam suas mentiras, mas sabe-se sem dúvidas que eram trabalhadores da sede do Poder Executivo Federal em horário de serviço.

A Wikipédia se propõe a ser uma enciclopédia online livre feita por conteúdo colaborativo. Em tese, qualquer pessoa pode incluir ou alterar dados. A tese subjacente é de que a colaboração entre iguais restringirá abusos individuais. Em termos gerais, funciona. Não é exatamente precisa como uma Larousse ou uma Britânica, o que faz dela uma fraca fonte de pesquisas, mas também não costuma ser gritantemente errada. É bastante popular (possui mais de 4½ milhões de artigos em inglês e mais de 800 mil em português), o que faz com que seja muito utilizada como fonte inicial de pesquisas online sobre muitos assuntos – é hábito comum entre estudantes iniciar as pesquisas em um verbete da Wikipédia e, a partir daí, procurar referências mais específicas e fontes primárias. Por isso, a Wikipédia tem um poder disseminador muito grande, para o bem e para o mal. Foi precisamente esse o alvo do Exército Brancaleone do Planalto. A intenção era desqualificar Leitão e Sardenberg, que muitos petistas consideram tendenciosos – as críticas dizem que seriam arautos de um antipetismo refletido em análises que deliberadamente enfatizariam os dados negativos da economia enquanto esconderiam os positivos. São opiniões comuns entre os petistas – e eles podem ter suas doses de razão. Porém, difamar é crime. Os termos alterados nos perfis não deixam dúvidas acerca disso.

Difamação é crime tipificado no Código Penal Brasileiro (Art. 139). É um dos chamados crimes a honra – os outros dois são calúnia (Art. 138) e injúria (Art. 140). Literalmente, fala em disseminação de “fato ofensivo” à reputação de alguém. Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão são jornalistas. Especificamente, dependem de suas imagens de isenção e seriedade – em outras palavras, aferem seus ganhos graças às suas reputações. Quando um empregado do governo brasileiro mina a credibilidade de um jornalista sem provas, está mais que difamando o jornalista em tela: está subtraindo-lhe vencimentos futuros por redução de credibilidade. É grave e é sério. O crime precisa ser investigado e os perpetradores da difamação precisam ser punidos. No entanto, também é ridículo. No que pensariam as mentes pouco privilegiadas ao fazer uma difamação de forma tão pueril? Realmente achavam que não há registros? Nunca ouviram falar no Protocolo de Internet (IP, na sigla em inglês), que atribui uma identidade a qualquer máquina que acesse a rede mundial de computadores? Tamanho grau de amadorismo aponta para mais uma ação da Armada Brancaleone do PT. Branca, Branca, Branca, Leone, Leone, Leone!

Na verdade, não é a primeira vez que a Armada Brancaleone do PT atua. O ataque contra Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão foi apenas o mais recente. Ainda neste ano, houve a profusão de ameaças de morte e de ofensas racistas (além da já tradicional difamação) que vitimaram Joaquim Barbosa, à época presidente do Supremo Tribunal Federal, por conta de sua atuação para punir os criminosos do Mensalão. Antes, tivemos o dossiê fajuto contra o então candidato de oposição José Serra nas eleições presidenciais de 2006 – a papelada falsa, que deveria virar uma peça de propaganda difamatória, foi comprada com dinheiro ilegal às vésperas do pleito. São indícios que apontam para um amadorismo flagrante, quase mambembe. Aliás, amadorismo demais. Flagrante demais. Quase mambembe demais.

Assim, não seria de se estranha que uma mente mais desconfiada poderia pensar tratar-se de um bem urdido estratagema para atrair a atenção do público e agir como uma espécie de boi de piranha, enquanto as ações sofisticadas atravessam o rio um pouco mais a jusante sem serem notadas. Com uma vantagem psicológica muito forte: as pessoas tendem a pensar que atitudes tão pueris jamais poderiam ser comandadas pelos próceres do partido, o que os livraria de qualquer associação com tais atos. A bem da verdade, há um precedente histórico: o atentado da Rua Tonelero contra Carlos Lacerda em 1954. A ligação de Getúlio Vargas com o disparo nunca foi provada – e o argumento segundo o qual o velho ditador não seria estúpido a ponto de mandar o chefe de sua segurança cometer pessoalmente um assassinato em local público foi muito utilizado como defesa do gaúcho. Há, portanto, duas possibilidades. A primeira é direta: a Armada Brancaleone do PT faz mesmo jus ao nome é um amontoado de fanáticos incompetentes fazendo patetices quase infantis. Branca, Branca, Branca, Leone, Leone, Leone! – e fim de papo. A segunda é indireta: a Armada Brancaleone é uma belíssima cortina de fumaça lançada para ações bem mais profissionais de descrédito de opositores. Nesse caso, há de se aguardar, pois a Armada Brancaleone que apareceu até agora não seria mais do que apenas a proverbial ponta do iceberg.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.