Pular para o conteúdo principal

Líbia a caminho de outra ditadura




Por Pedro Nascimento Araujo

Há três anos, Muammar Ghadaffi foi apeado do poder na Líbia. O folclórico e sanguinário ditador empalado não deixa saudades, evidentemente, mas um ponto é inegável: sob sua mão de ferro, a Líbia era um país. O que há hoje é uma fronteira no mapa. Em outras palavras, aquilo que se convenciona chamar “estado falido” no jargão diplomático – não há controle do território por parte do governo. Aliás, nem há governo: mesmo com a realização de eleições em junho, não se chega a um nome de consenso para Premier há meses por conta de um impasse político paralisante. O círculo vicioso é simples: o sectarismo está fragmentando o país, com uma guerra civil que se espraia por todos os lados, e a guerra civil aumenta a escassez de recursos porque impede que o país obtenha receitas com a exportação de petróleo há mais de um ano, alimentando o sectarismo. A cinematográfica retirada dos 150 membros da Embaixada dos Estados Unidos, feita por terra com escoltas de centenas de fuzileiros navais americanos até o território da Tunísia, foi apenas a parte mais visível da deterioração da situação na Líbia. Na prática, o país está se encaminhando para uma nova ditadura a passos rápidos.

Há, atualmente, dois focos de combate entre o que deveria ser o governo e rebeldes de vários matizes (e, principalmente, entre eles). Um é em Benghazi, capital legislativa e segunda maior cidade do país e que já não é controlada pelo governo há tempos. A outrora bela cidade às margens do Mediterrâneo é uma praça de guerra entre extremistas islâmicos. Foi em Benghazi que o embaixador americano na Líbia (Christopher Stevens) foi assassinado em 11 de Setembro de 2012 em um ataque com estimados 200 combatentes do Ansar al-Sharia, grupo local que almeja implantar a sharia na Líbia. O outro é em Trípoli, capital. Mais especificamente, pelo controle do aeroporto de Trípoli. Como o perímetro de segurança no país é cada vez menor, como perceberam in loco há uma semana os diplomatas britânicos cujos carros blindados foram emboscados e fuzilados próximos ao aeroporto, a situação poderá ser completamente inviabilizada caso algum dos grupos radicais que estão tentando capturá-lo logre êxito – embora esteja fechado, tecnicamente ele ainda pertence ao governo. Mas ninguém espera que ele seja reaberto em condições de uso em breve, como indicam os fechamentos de embaixadas de países tão díspares como Alemanha, Tunísia, Filipinas, Turquia, Estados Unidos e Arábia Saudita, dentre vários outros. Na verdade, a chance de haver uma pacificação no país em curto prazo é baixíssima, como relataram os enviados especiais da União Europeia para a Líbia há uma semana: eles disseram que a situação na Líbia está “alcançando um estágio crítico.”

O governo (interino, uma vez que não existe porque o recém-eleito parlamento simplesmente não é conhecido: os resultados do pleito de 25-Jul-2014 ainda não foram divulgados) consegue a proeza de estar sendo vítima ao mesmo tempo de um golpe militar que quer implantar um general aposentado no comando do país e mantê-lo laico (Jallifa Hifter, comandante de facto do que restou das forças armadas do país) e de ataques de extremistas que querem implantar a sharia. Hifter aparenta estar vencendo. Não é de estranhar, uma vez que seus antagonistas defensores da sharia são tão radicais que conseguem fazê-lo parecer um anjo. Parece mentira, mas, em Benghazi, Hifter, que está tentando derrubar o governo, está lutando contra o Ansar al-Sharia, que também quer derrubar o governo. Assim, por puro e simples medo de que os radicais transformem a Líbia em um novo Afeganistão, Iraque ou Síria, muitos países, inclusive democracias, o apoiam. Outros preferem restaurar a monarquia constitucional na Líbia (o então coronel Gaddafi destronou a dinastia al-Senussi, que assumiu com a independência da Líbia em 1951 e ficou no trono até 1969, quando Gaddafi instalou-se no poder e lá ficou até 2011: se não chegou a ser um Fidel Castro, de certo foi um ditador deveras longevo), mas, mesmo sendo essa a opção escolhida, o comando na prática ficaria com o golpista Hifter. De qualquer modo, a Líbia parece estar se encaminhando para outra ditadura – se não sob aplausos, ao menos sob silêncio cúmplice das democracias, que, pragmaticamente, sempre preferem um estado democrático a um estado ditatorial, mas também preferem um estado ditatorial a um estado falido.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.