Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Violência


Por Paulo Jordão

A Cada dia que passa a violência aumenta rapidamente em nossa região. Não sabemos como será o dia de amanhã, há tanto medo dentro de nós que não pensamos em outra coisa senão a violência. Quem não olha televisão?

Todos os dias há casos e mais casos de assaltos e  assassinatos em quase todas as cidades da região dos lagos. Em quase todos os casos com uma coisa em comum: a impunidade e como todos nós sabemos, continua a ocorrer, a polícia faz seu papel, prende.  Mais as brechas na lei, não deixa que se faça “justiça”. Essas “brechas” fazem com que esses marginais voltem às ruas, para cometerem novos delitos.

As vítimas tendem a serem aqueles que mais precisam de proteção do estado , por outro lado os agentes da Lei , os policiais " por sinal é mau paga e mau equipada " , têm  a responsabilidade legal de dar “proteção” aos cidadãos. No artigo 1° da Carta Magna afirma que na condição de Estado Democrático de Direito é fundamentado em cidadania e dignidade da pessoa humana... Será! Onde esta a cidadania e a dignidade?  

A respeito de algumas exceções, e com o aumento da impunidade, predomina em muitas cidades do País, forças que passaram a fazerem “justiça” tomando o lugar do estado, para impor formas próprias de fazer cumprir a lei.

As "brechas" cada vez maiores na lei ,e a desigualdade entre ricos  e pobres , faz com que as coisas piorem. Infelizmente com o aumento das atividades do crime organizado na região e a facilidade de armas nas mãos de criminosos, criaram uma mistura explosiva de ódio e impunidade. 


Essa é a causa , que se deu a escalada da violência na região, somando-se a isso a inadequação do judiciário e a propensão de certos agentes da polícia a agir como juiz, júri e carrasco daqueles que consideram "elementos marginais", formou-se um vácuo em que ocorrem violações brutais dos direitos humanos . 

Mas é importante ressaltar , que não sou contra as organizações de defesa dos direitos humanos, mais sou a favor dos direitos humanos da vitimas de crimes hediondos, na defesa dos direitos humanos de policiais mortos em combate, direitos que devem ser respeitados , o que dificilmente acontece, apenas vira estatísticas!  A sociedade esta acuada.  a impunidade é visível , devemos pleitear aos novos governantes eleitos , mudança na lei penal , com penas mas severas, punir verdadeiramente quem pratica atos contrários à lei, independente da faixa etária 


não podemos mais aceitar a morte de jovens inocentes, cidadãos mortos por engano, nossos próprios filhos baleados ou mortos por bandidos.  Devemos ter em mente que a política do medo não traz segurança. Pelo contrário, degrada a sociedade, devemos dar um basta antes que a luz se apague ... A luz da vida! 

0 comentários:

- |