Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Serviço "Família Acolhedora" já apresenta resultados positivos em Cabo Frio




Há sete meses em funcionamento, o serviço “Família Acolhedora” já apresenta resultados positivos. Implantado pela Prefeitura de Cabo Frio e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora possibilita o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da judicialmente das famílias de origem, em casas de famílias acolhedoras cadastradas. Oito famílias já foram cadastradas e quatro estão passando pelo processo de capacitação e avaliação. Essas famílias acolherão temporariamente a criança ou adolescente, até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

A equipe do serviço “Família Acolhedora” é composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Estes profissionais selecionam, cadastram e capacitam as famílias para que possam oferecer a essas crianças um lar temporário. Além disso, também realizam todo o acompanhamento psicossocial à família acolhedora, à criança e à família de origem.

Para ser uma “Família Acolhedora” é necessário que a pessoa se cadastre e passe por uma avaliação, para saber se está dentro do perfil para acolher uma criança.  As famílias inscritas passam por capacitações contínuas e são submetidas à permanente triagem psicossocial. São trabalhados temas como a recepção da criança, como agir diante dos problemas, e, principalmente a reintegração da criança à família de origem sem que isso seja um trauma para os acolhedores e para o acolhido.

As famílias interessadas em se cadastrar no serviço devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na rua Florisbela Rosa da Penha, número 292, no bairro Braga e procurar pelo Serviço de “Família Acolhedora”. A secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Matéria: Glória Passos

0 comentários:

- |