LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

INJUSTIÇA RACIAL. Por Carlos Matheus


INJUSTIÇA RACIAL

Na última década, um debate caloroso e polêmico tomou conta dos espaços políticos e midiáticos: “É correto adotar cotas raciais para ingresso em instituições de ensino?”.

Bem, esse debate veio à tona, máxime, pois muita gente se beneficia com essa medida: políticos populistas, que vendem discursos fáceis em troca de voto, e movimentos dos quais surgem esses mesmos “vendedores de sonhos”. Em sua essência as cotas raciais são uma tremenda injustiça.

No modus operandi dos defensores das cotas, um discurso plausível é adotado: “No Brasil há muitos negros pobres, que não têm acesso a uma educação de qualidade, os quais seus antepassados sofreram com a escravidão,”. Nenhuma mentira foi dita neste argumento, porém, ignoram o fato que no Brasil, país de tantas injustiças, há muitos brancos pobres que também não dispuseram de uma boa educação escolar. Nesse caso, o que seria a cota racial? Seria, basicamente, achar o negro mais merecedor, ou incapaz, do que o branco, apenas por questão de cor. Não obstante, muitos desses brancos, da dita “elite brasileira”, são descendentes de imigrantes que vieram para o Brasil numa situação extremamente miserável, mas graças ao árduo trabalho lograram auferir uma estável vida com estipêndios razoáveis para suas descendências, prova disto é que muitos negros também trilharam o mesmo caminho. Para finalizar, nossa lei máxima garante que todos são iguais perante ela, portanto, a cota já é errônea em seus princípios jurídicos.


Todos devem visar que o Brasil se torne detentor de uma exímia educação. Mas para isso é necessário não darmos ouvidos às pessoas que têm como único escopo, o de vencer eleições; é preciso que as pessoas sejam vista não por credo, cor ou renda, mas que sejam vistas como seres humanos; e é necessário que tenham paciência e que o trabalho duro seja feito. O sucesso é alcançado através de uma longa senda, não existem atalhos.

0 comentários:

- |