Pular para o conteúdo principal

Casa de Passagem (CAMOR) atende pessoas em situação de rua


Na região, Cabo Frio é o único município a realizar esse trabalho

A Casa de Passagem (CAMOR) é um setor de Alta Complexidade, ligado diretamente ao Departamento de Proteção Social Especial (DEPSE), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) da Prefeitura de Cabo Frio, criado pelo prefeito Alair Corrêa em 1997.

A casa atua diretamente com as pessoas em situação de rua. O objetivo é proporcionar a reinserção dessas pessoas em seus âmbitos familiares, além de criar meios para que elas retornem às suas cidades de origem quando é o caso.

Na região, Cabo Frio é o único município a realizar esse trabalho. A Casa de Passagem, além de pioneira, é singular na localidade e tem demanda de pessoas em situação de rua de diversas cidades. Em sua maioria, os acolhidos não são de Cabo Frio.

O CAMOR atende adultos de ambos os sexos que vivem em situação de rua na cidade.  Busca atender essas pessoas de forma qualificada e personalizada, de modo a promover, de maneira conjunta com o usuário, o processo de saída das ruas, com dignidade e resgate da autonomia.

Ao receber os usuários no CAMOR, o primeiro atendimento é feito pela equipe de cuidadores, que encaminha as pessoas para as acomodações, para fazerem sua higienização e depois se alimentarem. A casa tem capacidade de abrigar até 26 pessoas.

O abrigamento em nenhum momento é compulsório. Os usuários são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais e psicólogas, que iniciam o tratamento de dependência química (quando necessário), além de encaminhamentos para retirada de documentos e ao mercado de trabalho, através dos parceiros da Casa de Passagem.

Em alguns casos, é estudada a possibilidade de reinserção familiar, principalmente quando se trata de adolescentes e idosos. Além do abrigamento e atendimento psicossocial, são desenvolvidas outras ações socioeducativas, como atividades pedagógicas, oficinas socioinclusivas, aulas de artesanato, além de corte de cabelo. O funcionamento do equipamento é de 24 horas por dia, sete dias por semana. E as rondas (busca ativa) são realizadas diariamente, de manhã, à tarde e à noite.

A Casa de Passagem fica na Rua Vitória, lote 13, quadra 20, no bairro Palmeiras. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h, e plantão 24 horas, todos os dias. O telefone para informações é (22) 99276-2577.

Matéria: Flávia Lira

Fotos: Ari dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.