Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Cabo Frio divulga Plano Municipal de Saneamento Básico


O plano apresenta um estudo detalhado dos diversos aspectos relativos à área de saneamento na cidade, envolvendo o abastecimento de água, a coleta de lixo domiciliar, eletrônico (pilhas e baterias), o descarte de entulho e de pneus, bem como de material para reciclagem

Os Planos de Saneamento Básico têm como objetivo principal dotar os municípios de instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações articuladas, duradouras e eficientes, que possam garantir a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico com qualidade, equidade e continuidade, através de metas definidas em um processo participativo.

O município de Cabo Frio, como integrante do Consórcio Lagos São João, é participante de uma iniciativa inovadora,  relevante para atingir as metas preconizadas, e referencial para políticas públicas de saneamento básico, em todo o país: foi a região que realizou o maior investimento per capita em saneamento no estado nos últimos 10 anos, logrou reverter as péssimas condições da Lagoa de Araruama e consolidou o modelo de disposição final de resíduos em Central de Tratamento de Resíduos de caráter regional.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), portanto, tem como objetivo considerar os avanços deste modelo e aprofundar suas conquistas, buscando antecipar metas e resultados.

Os serviços de saneamento prestados à população, como manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana, o abastecimento de água potável e a coleta e tratamento adequado dos esgotos sanitários são de fundamental importância à vida e ao desenvolvimento humano. Quanto maiores os índices de atendimento desses serviços básicos à população, menores são os investimentos com saúde, notadamente, os relacionados com as doenças de veiculação hídrica.

Divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio (SEMA), o Plano Municipal de Saneamento Básico apresenta um estudo detalhado dos diversos aspectos relativos à área de saneamento na cidade, envolvendo o abastecimento de água, a coleta de lixo domiciliar, eletrônico (pilhas e baterias), o descarte de entulho e de pneus, bem como de material para reciclagem.

Foram registradas, no Plano, algumas iniciativas e ações relevantes, tais como: a instalação do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cabo Frio; a implantação dos programas de reciclagem de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado; a experiência do Consórcio Lagos São João, que pode contribuir para soluções conjuntas com menores custos; e programas disponíveis na SEA/INEA para coleta seletiva, óleo de cozinha, etc.

O resumo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) estará disponível para download aos interessados no Portal da Prefeitura de Cabo Frio.


Texto: Anderson Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.