Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Cabo Frio participa de reunião para implantação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar


A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio participou, na quarta-feira (18), da I Reunião de Criação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar, o CCS-E, que contou com a presença de Secretários Municipais de Educação da Região dos Lagos, Diretores Escolares, Conselheiros Tutelares, Representantes dos Órgãos de Proteção da Criança e do Adolescente e das Guardas Municipais da baixada litorânea.

A reunião foi organizada pelo 25º BPM- Batalhão de Polícia Militar e mediada pelo Subcomandante Major, Leonardo Nogueira, que apresentou o documento o qual define os objetivos e planos de ação do CCS-E. Ele explicou as estratégias a serem adotadas, tais como organizações comunitárias, com uma atuação da Polícia Militar mais próxima às associações de moradores, atuação em espaços multidisciplinares de prevenção, mediação de conflitos e o patrulhamento escolar – ação mais esperada e cobrada pelas equipes das unidades escolares.

O momento também foi de muita troca de informações. Os presentes explicaram seus campos de atuação e fizeram sugestões a serem acrescidas ao documento do Conselho. Além disso, foram apresentadas sugestões de ações efetivas de prevenção à violência e de atuação no combate aos maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. O Major Nogueira destacou que, após levantamentos realizados pelo Comando Geral da PM, foi identificado que as escolas são vias eficazes para implantação de atividades preventivas e daí destacou-se a importância dessa parceria para o sucesso do trabalho. 

“A autoridade maior na escola é a equipe escolar – a direção, os professores, a equipe técnica. Nosso objetivo não é entrar na instituição para ditar ordens ou fazer chamada. O papel da polícia na escola é de aproximação, atuando como órgão auxiliar, firmando parceria”, esclareceu.

Ao término da reunião ficou acordado entre os participantes que os encontros serão realizados mensalmente e de forma itinerante, a fim de contemplar todos os municípios integrantes do Conselho.

Para a Secretária Municipal de Educação, professora Luana Ferreira, a criação do Conselho Comunitário de Segurança Escolar será um grande ganho para a Educação da Região e um passo importante no apoio aos profissionais da Educação.

“A escola já tem feito com muita eficiência e diariamente o trabalho de mediação de conflitos e de prevenção, mas o apoio e o suporte dos órgãos competentes precisam estar mais presentes em nossas unidades. Infelizmente, a Educação sozinha não pode ser vista como única solução para as mazelas da sociedade. Se desejamos realmente o sucesso no combate à crescente violência em nossa cidade, precisamos do apoio de todos e atuando principalmente com as crianças. Só assim cortaremos o mal pela raiz”, enfatizou a Secretária Luana, que saiu da reunião com várias propostas e sugestões anotadas para apresentar à equipe pedagógica. 

“Vamos propor cursos de formação continuada voltados principalmente para o ECA, para a atuação em mediação de conflitos, além de outras ações que pretendemos realizar”, finalizou.


Matéria: Anneliese Lobo

0 comentários:

- |