Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Prefeitura de Cabo Frio proporciona Melhor Qualidade de Vida aos Idosos


A Prefeitura de Cabo Frio proporciona aos idosos da cidade mais conforto e lazer, oferecendo mais de 70 atividades para os cinco mil assistidos do projeto desenvolvido pela SEAMEI - Secretaria Municipal Adjunta da Melhor Idade

No século XIX, pessoas com 40 anos eram consideradas idosas, a expectativa média de vida era de 33 anos. Passados um pouco mais de 100 anos, envelhecer não representa mais uma exceção, vivemos um acelerado processo de envelhecimento populacional, tanto em número de anos vividos, quanto em percentagem.

Com o aumento de expectativa de vida,  um conjunto de sinais e sintomas característicos, têm se apresentado em decorrência dos déficits/prejuízos cerebrais, como por exemplo, o prejuízo da memória e a presença de transtornos ligados as funções cerebrais.

Pensando nisso, as oficinas desenvolvidas na SEAMEI são precedidas de uma abordagem teórica sobre o papel da saúde e sobre como funcionam os recursos cognitivos que possuem. À medida que as pessoas idosas descobrem e redescobrem o próprio potencial e se sentem participantes, capazes e engajados, os resultados se tornam visíveis.

Dona Jô da Paz, 75 anos, conta que depois que entrou para o Centro Especializado da Melhor Idade - CEMI -, muita coisa mudou em sua vida. Ela afirma que estava andando curvada, sem atenção de ninguém e lá achou uma casa. “Somos bem vindos aqui na secretaria. Aqui temos carinho e uma série de atividades que mudam a vida de todos”, afirma a senhora, que participa das atividades do CEMI há dois anos.

Em momentos de pausas das atividades, o idoso tem momentos de lazer para que possam jogar e confraternizar com os amigos em um ambiente saudável e descontraído, na sede do próprio centro.

A assistida Leia Lucas, de 79 anos afirma que a SEMEI é sua segunda casa. “Tudo é muito bom, nos sentimos em paz. Adoro brincar com minhas colegas, é a hora mais gostosa que tenho”, diz Leila.

A SEAMEI está localizada na Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão.

Matéria: Marianne Rodrigues

Fotos: Horácio CFZone

0 comentários:

- |