Pular para o conteúdo principal

Hospital do Jardim Esperança reabre e ganha a confiança da população


Dona Odete foi a primeira paciente na emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, após a reabertura da unidade hospitalar nesta quinta-feira (16). Aos 82 anos, dona Odete teve um desmaio e passou mal em casa. Ela chegou ao hospital acompanhada pela filha.


“Em trinta minutos ela passou pela triagem, foi atendida pelo médico, fez um eletrocardiograma, foi medicada e estamos indo embora, muito satisfeitas com o atendimento, já com o encaminhamento para agendar o cardiologista, disse a filha de dona Odete”, Rosilene Viana.

O Hospital ficou fechado durante quase dois meses para reformas após ter sido depredado por moradores do bairro. O prédio foi todo reformado, portas e janelas ganharam grades para maior segurança de funcionários e usuários, e a partir de agora, o policiamento é 24 horas por dia.

“Estamos terminando de fazer uma entrada para o posto da polícia militar por dentro do hospital. O estacionamento da PM será no interior do hospital, então as viaturas estarão o tempo todo circulando aqui. Com essa entrada do DPO direto para o hospital, qualquer problema que acontecer aqui, os policiais vão conseguir ouvir, explicou a diretora geral da unidade”, Tânia Felizberto.

E as mudanças não param por aí! O muro do estacionamento aumentou, e o local ganhou um portão de ferro com guarita para a Guarda Municipal. A entrada de ambulâncias no trauma também ficou melhor. Antes, as ambulâncias tinham que manobrar dentro do estacionamento para poder deixar o paciente. Agora, com o recuo do portão do estacionamento, as ambulâncias não precisam mais entrar no prédio e o trauma ganhou uma rampa para facilitar a passagem das macas.

As duas recepções também estão mais seguras com grades para proteção dos funcionários. Na emergência, uma antiga reivindicação da população foi atendida, e os consultórios foram separados por divisórias. Além disso, o atendimento ganhou agilidade com a implantação da triagem para a classificação de risco dos pacientes.

“Agora a triagem é feita pela enfermagem que faz o primeiro atendimento e separa as emergências como na Upa, então, os pacientes mais graves são atendidos na frente”, disse a diretora médica, Andiara Braga.

Segundo Andiara, a partir de agora, o trauma com 4 leitos, também conta com o acompanhamento de um fisioterapeuta. São 5 clínicos atendendo em cada plantão da emergência e dois pediatras por dia, sendo que a estrutura comporta mais um profissional da área de pediatria.

“No nosso planejamento queremos funcionar com 3 pediatras por dia, mas ainda estamos contratando esses profissionais. Estamos com dois por dia, recebendo currículos para contratação imediata”, completou.

O prédio ganhou uma capela mortuária e toda a estrutura foi reformada. As portas são de ferro com fechadura automática. Os corredores ganharam sinalização e a emergência foi ampliada com um box de enfermagem para medicação, repouso, hidratação e inalação. As paredes foram pintadas e poltronas reformadas. A emergência também foi separada do ambulatório para melhor organização.

“Essa separação entre a emergência e o ambulatório é nova. Dessa forma aumenta a segurança, assim como, também foi limitado o acesso ao segundo andar. A sinalização interna e externa também vai ajudar a melhorar a circulação na Unidade Hospitalar, disse a diretora administrativa”, Tayane Cândido.


Matéria e fotos: Alexandra Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.