Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quarta-feira, 29 de março de 2017

Gripe Suína (H1N1) chega novamente ao Rio de Janeiro e causa morte de adolescente


Uma notícia muito preocupante, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro, confirmou na manhã de ontem (28/03), a morte do adolescente Gabriel Martins de Oliveira, 17 anos, por gripe suína (H1N1), o laudo oficial foi divulgado pelo Lacen (Laboratório Central no Rio de Janeiro).

A doença é transmitida por um tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe, o contagio acontece de pessoa para pessoa, através de tosse ou espirro. A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho de 2009 a OMS elevou o nível de alerta de pandemia para fase 06, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes.

Os sinais e sintomas da gripe suína são semelhantes aos da gripe comum, tais como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dor na garganta, fraqueza e diarréia. Entretanto, diferentemente da gripe comum, ela costuma apresentar complicações em pessoas jovens.


Clínicas particulares têm disponível lotes da vacina trivalente contra influenza, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B. A vacina trivalente pode ser usada a partir dos 6 meses de idade.

0 comentários:

- |