Pular para o conteúdo principal

Violência Desenfreada na Região dos Lagos. Qual a solução?

Visita ao 25º BPMERJ

A sequência de diversos homicídios nos últimos dias, assaltos a mão armada, furto de veículos, assalto a pedestres e comerciantes é a confirmação de que estamos sem segurança pública adequada na Região dos Lagos.

Semana passada o Blog Cartão Vermelho e amigos da imprensa foram convidados (imagem acima) pelo Coronel Henrique do 25º BPMERJ para conhecer a forma que nossa brava Polícia Militar vem se desdobrando em inteligência e dedicação para conter o crime, e vem de certa forma conseguindo equilibrar as contas da criminalidade, só que as condições de trabalho, efetivo mínimo, e área de atuação gigante proíbem qualquer avanço na segurança pública.

O 25º BPMERJ cobre a segurança de 7 cidades, aproximadamente 600 mil habitantes em uma área de 2.500 km², contando com um efetivo total de apenas 854 homens.

Mas é preciso entender que dos 854 policiais temos os doentes com licença médica, os policiais de férias (acredite eles são humanos e tiram férias), os de serviço interno,  com problemas psiquiátricos por estar exposto a uma guerra civil, e por último a escala de trabalho (acredite eles são humanos e precisam ter tempo com a família, pagar contas...).

Então vamos imaginar que sobram de fato 750 policiais, em uma escada de 24h por 48h, isso significa 250 policiais por dia e nas ruas uns 200 policiais por dia. Então temos 600 mil habitantes sendo atendidos por 200 policiais nas ruas, 1 policial para cada 3 mil habitantes.

Mas não se esqueça do verão, onde a população sai de 600 mil para até 2 milhões habitantes, e continuamos com 200 policiais por dia nas ruas, 1 policial para cada 10 mil habitantes.

Lembrando que a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) seria 1  policial para cada 250 habitantes, isso significa que temos 12 vezes menos o número de policiais para fazer nossa segurança.


Resumo da história, estamos ferrados e sem a menor chance de combater a criminalidade. Qual a solução? Se for mais profundo é investir em Saúde, Educação, combater desigualdade social... e paralelo a isso criar uma Guarda Civil com poder de polícia, bem armada e bem treinada, ou criamos policiais municipais para ajudar a PM ou esquece as pacatas cidades em que um dia tivemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.