Pular para o conteúdo principal

Respeitável Público - "Brasil da Gambiarra - Saúde". Por Manoel Atanásio


O desespero e o choro de uma mãe silencia o pronto socorro lotado, ali todos necessitavam da emergência, porém se compadeceram ao ver o estado de saúde da pequena Ruth de 1 ano e 3 meses, a pediatra Annethe Nascimento da Costa num esforço desumano tenta por 4 dias manter a pequena Ruth viva. Num ato desesperado a médica mobiliza todo o hospital para tentar montar uma UTI IMPROVISADA, tarde demais, a pequena Ruth morre minutos antes. O atestado de óbito descreve pneumonia e hemorragia só que o resultado do exame de sangue que chegou 15 dias depois do enterro mostra que Ruth teve leishmaniose visceral. 

Histórias como a da pequena Ruth se repete todos os dias pelo Brasil afora e de quem é a culpa? 

O Sistema único de Saúde (SUS) é instituído pela Constituição Federal de 1988 e com isto toda população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, quem conhece a fundo o SUS sabe muito bem que este sistema é bem melhor do que parece, infelizmente na sua criação alguns pontos fizeram e ainda fazem deste sistema algo frágil e de fácil manipulação nas mãos de políticos oportunistas e sem escrúpulos. Não é somente isto, nossa população tem por hábito só procurar o médico quando já está muito doente, elevando ainda mais os gastos com a saúde. 

Toda corrupção é ruim, mas eu acredito que tem corrupções piores do que as outras pelo efeito que elas têm junto as pessoas mais vulneráveis, desvios astronômicos na área da saúde faz com que o já tão baixo orçamento se torne nada, isto é um crime hediondo contra a população, quando se mexe numa verba tão vital esses corruptos estão querendo dizer o seguinte: "essas pessoas não têm o direito de viver..." 

Não é somente a corrupção que faz com que a saúde agonize, o desperdício com a compra de remédios que nunca serão usados também engrossam essa conta, particularmente eu fico muito temeroso quando ouço que a verba da saúde irá aumentar, lógico que isto é ótimo, porém será que a verba disponibilizada está sendo usada como deveria? Quando eu cito na arte da chamada deste assunto que a nosso país é doente psicologicamente, me refiro que só de pensar em se tratar ou buscar tratamento pela saúde pública as pessoas já adoecem, isto também acontece com diagnósticos errados que fazem com que uma parcela da população faça uma romaria atrás de marcações de exames muitas das vezes desnecessários e muitos morrem não pela doença "supostamente" diagnosticada. A grande verdade é que os principais fiscais dos recursos públicos somos todos nós, podemos e devemos denunciar qualquer ato claramente ilícito, podemos e devemos explorar a saúde preventiva, devemos e podemos buscar conhecer as verbas destinadas para a saúde de nossa cidade e procurar saber como estes recursos estão sendo gastos, enfim, existe sim uma luz no fim do túnel e mesmo que isto pareça utópico, se cada um contribuir como se deve, talvez consigamos amenizar esse sofrimento e certamente tiraremos a saúde da UTI e a passaremos para a ENFERMARIA.

Manoel Atanasio da Silva Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.