Pular para o conteúdo principal

Amadeus Ecoa na Passagem. Por José Facury


Venho acompanhando o desenvolvimento dos componentes do Grupo Musical Amadeus, até individualmente desde  2010, e quando estivemos tocando a gestão achamos logo uma forma de evidenciá-lo, os convidando a abrilhantar alguns eventos do Museu José de Dome (Charitas), que, por ser um museu não deveria nunca abrigar gabinete e serviços administrativos, mas sim, o acervo que compõe a nossa história, além de expressões artísticas do nível do grupo que ora comento.

Antes como um trio de cordas, os via como representante autêntico e profundamente arraigado à música para salões e pequenos saraus, o que lhes daria uma sofisticação depurada, entre o clássico e o erudito, mas acabaria por lhes deixar ilhados, diante do terrível massacre popular anti cultural da mídia que este estilo sofre. Partiram então para serem mais ecléticos, indo até às musicas populares, bossa-nova, rock, etc. E mais ainda, se abrem a novas composições desejadas pelo promotor do evento da ocasião, pois os instrumentos ali muito bem executados lhes abre essa possibilidade, inclusive na de ampliação dos seus componentes em acontecimentos mais suntuosos.
                          
Mas sou apaixonado pelas  individualidades do quarteto: o violinista Sérgio Gabriel, mestre de vários pupilos que se revelaram após o aprendizado das suas melodiosas cordas; o maestro Silgueiro das tantas vozes trabalhadas em corais e que acrescenta à virtuose do seu trompete à sua lírica flauta; o violoncelo do Álvaro a ecoar seus lamentos graves pelos nossos becos de saudades e os acordes seguros e criveis do violão do Feliciano, compõem a musicalidade do  grupo que têm mostrado um repertório da boa música em cerimonias e acontecimentos dos mais diversos.

No “Serestas de Inverno” do dia 26, lhes caberá agora o importante papel de levar o seu astral musical seresteiro, aos restaurantes e bares do largo do São Benedito que há muito estava necessitando desse tratamento, por conta das instancias que se juntaram para este brilhante acontecimento no sentido de valorizar a área e seus negócios, como ela já mereceria a mais tempo. Não podemos terminar este comentário sem ressaltar que, sentimos falta ali do clube do poeta e das rodas de jongo que já constituíram também parte da sua historia cultural. Quem tiver dúvidas é so ir lá conferir.

José Facury Heluy
josefacuryheluy@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.