Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

terça-feira, 1 de agosto de 2017

FNAX e Sua Pura Essência. Por José Facury


Como sempre, só escrevo sobre artistas plásticos, quando o meu sensitivo é atingido por explosões apaixonantes que, por mais as tenha aprendido nas hostes acadêmicas por quais passei, não a exercito tanto, mas sou levado a comentá-la, por puro exercício analítico  para alimentar meu conhecimento e, quem sabe vê-la acrescida ao histórico do artista. Foi assim que fiz dos artistas da cidade como Marina Vergara, Flávio Petinichi, Ivan Cruz, Diangelo e desta feita, sobre a arte visual do artista Fernando Nascimento que assina como Fnax, que entre traços inconfundíveis do seu nanquim nos seus minuciosos desenhos a bicos de pena, lápis, aquarela,  hidrocôr e guache, onde os aplica sem nenhum purismo em papel de fibra de algodão, colocando-o bem próximo à exuberância do artista gráfico holandês Mauritz Escher, a quem todos nós referenciamos.


E que bom, quando nos deleitamos na arte de alguém que segue este caminho de paciência laboriosa e talentosa. Como se não bastasse o grafismo do Fnax, nos chega a sua fantástica artesania na cerâmica, naquilo que ela tem de mais original, sem a sofisticada vitrificação, que vende bem mais. Elaborando vários elementos, alguns com características bem próximas ao místico que a argila sempre assimilou ao longo dos tempos, como nos ícones esculpidos onde o artista constrói figuras virtuosas e cheias de energias expressivas. 


Podemos dizer sem nenhum receio, que Fernando Nascimento é um artista visual completo, onde cada peça no papel ou na terracota nos alimenta do mais puro e belo conceito da arte na sua pura essência primordial. Se juntarmos as duas em uma arte só, com as características que lhe é peculiar, ficará no naipe da canadense Jess Riva Cooper maior expressão mundial da arte cerâmica.

0 comentários:

- |