Pular para o conteúdo principal

A realidade Bolsonariana. Por Luiz Barbosa Neves


Bolsonaro é um personagem. Mas qual candidato, não é?

O problema é a realidade Bolsonariana. Bolsonaro pode ser o personagem que a construção política permitir com as experiências acumuladas do marketing político e eleitoral no mundo.

Jair Bolsonaro
Só que também é percebido como as panelas que cessaram de bater. Ele é “as panelas batendo”, por isso cresce nas pesquisas.

Cansamos das ruas e descontamos nas urnas. Abstenção recorde nas últimas eleições municipais. As três maiores foram nas capitais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Não é coincidência serem estes os três estados que primeiro anunciaram falência.

E agora que todos podem anunciar o mesmo a qualquer hora?

Para piorar, pensar mais profundamente sobre a realidade não é bem uma característica dos paneleiros. E mesmo subindo para segmentos mais sofisticados culturalmente que anunciam o voto em Bolsonaro, o fazem de forma preguiçosa ou raivosa, isso para ficar nas tendências mais facilmente verificáveis nas mídias sociais.

Enquanto isso o Temer fica. E cada dia que fica diminui a rejeição ao PT. Hoje já perto da histórica. E os caras ganharam eleições seguidas nessas condições. Que não são mais as de hoje. Não é errado afirmar que se o próximo presidente for do campo popular progressista será eleito pelo Lula e PT. Admitindo-se a hipótese de ele não conseguir concorrer.

Nesse caso a esquerda concorre com ela mesmo. Sem Lula a abstenção para votos presidenciais tende a ser recorde. Se ele conseguir transferir para as urnas o suficiente para ganhar a eleição com composições atualmente possíveis, chamem o Guiness.

Bolsonaro hoje também concorre com ele mesmo. E na minha opinião fizeram disso uma boa estratégia. Se tudo der errado ele é presidente da república. Se tudo der certo ele é governador do Rio com tudo dentro e carta branca para tirar o peso penal dos policiais por pessoas mortas em confronto no exercício da repressão autorizada. Só que é política e muita coisa pode ser construída em direção ao planalto. Por mais que ele diga que se chegar lá, quer que seja de forma independente só os tolos acreditam. Mas tolos votam. Acreditem. Fora a pouca preocupação com a realidade histórica dos movimentos ideológicos no Brasil e América Latina e a contrariedade com a agenda social brasileira, ou seja, um eleitorado que já se manifestou e foi dimensionado.

Não acredito que chegue lá. Mas a realidade Bolsonariana taí. E não é boa. Nós sabemos que o que muda é o governo, o sistema se mantém ou avança.

A última opção deles seria Bolsonaro, se for, estou avisando antes: - Deu tudo errado.

Luiz Barbosa Neves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.