Pular para o conteúdo principal

Desenvolvimento da Cidade avança na implantação do projeto de Cadastro Multifinalitário




A Secretaria de Planejamento de Cabo Frio avança em mais uma etapa na implantação do projeto de Cadastro Técnico Multifinalitário Georreferenciado (CTM/GEO). A pasta finalizou o Termo de Referência que permitirá a abertura do processo licitarório para escolha da  empresa que fará o levantamento das áreas da cidade, o geoprocessamento e o software a partir da melhor oferta de técnica e de preço. A implantação do CTM/GEO é baseada na portaria 511/2009 do extinto Ministério das Cidades, que atualmente se chama Ministério do Desenvolvimento Regional.

O próximo passo para a implantação do CTM/GEO é a proposta seguir para os trâmites licitatórios estabelecidos por lei. O objetivo do programa é integrar todos os setores do governo municipal para que a Prefeitura possa atuar de forma plena na gestão e no planejamento do município em todas as áreas de sua competência como saúde, educação, meio ambiente, trânsito, segurança entre outros.

Após a implantação do programa a previsão é de que o trabalho de mapeamento de toda a cidade seja concluído em 14 meses e a estimativa é de que este resultado esteja disponível em 90 dias após o início do uso do programa.

“Este é um passo muito importante para a gestão de Cabo Frio tanto hoje quanto para o futuro porque vai permitir que a cidade possa ser planejada, pensada e organizada em bases reais, ou seja, de acordo com o que o município tem. Nossa estimativa é gerar até 100 empregos diretos entre trainner, agentes de recenseamento, trabalhadores da área de engenharia e arquitetura, de meio ambiente e outros”, afirmou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

O CTM/GEO é um conjunto de informações que vai permitir ao governo conhecer a realidade de todos os imóveis territoriais e prediais público ou privado em Cabo Frio tanto em nível geométrico, dimensões, superfície e localização como também quanto ao tipo de uso deste mesmo imóvel, se comercial ou residencial, além de possibilitar conhecer seus ocupantes.

O CTM/GEO é fundamentado em diversos mapas temáticos entre eles a estrutura fundiária, o uso do solo, declividade etc., os quais permitem que o município tenha visão clara do que há em cada propriedade, quantos andares, o que se pode produzir, opções de produção entre outras questões.

Atualmente, Cabo Frio possui aproximadamente 170 mil imóveis, entre uso industrial e residencial. A arrecadação municipal é de R$ 55 milhões e a expectativa é de dobrar o valor.

Como funciona o Cadastro Técnico

Em linhas gerais, para elaborar o CTM/GEO a empresa ganhadora da licitação fará o sobrevoo de toda a cidade para fazer imagens, que posteriormente serão feitas em “escala”; fotos das ruas em 360º para o censo, além de visitas in loco nos imóveis para fotos frontais, laterais e para identificar o tipo do imóvel ( se territorial, predial, público ou privado).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.