LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 28 de março de 2019

ESCOLA DE ARTES MUNICIPAL COMEMORA DIA MUNDIAL DO TEATRO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL


Para marcar o Dia Mundial do Teatro, a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia promoveu uma programação especial voltada aos alunos da unidade. As atividades comemorativas incluíram rodas de conversa com artistas convidados e apresentação do esquete “Palimpsesto”, da Trupe Fabricarte. A iniciativa envolveu a participação de cerca de 70 alunos das turmas de Teatro, das categorias infantil ao adulto, e foi aberta à toda a comunidade escolar. O projeto é uma realização da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura.

A programação teve início na segunda-feira (25) e contou com a presença especial da atriz Rafaela Solano e do diretor de Teatro, César Valentim. A abertura foi marcada pela apresentação do esquete teatral “Palimpsesto”, da Trupe Fabricarte, de Cabo Frio, que suscitou temáticas como o racismo, o empoderamento e a condição da mulher negra na atualidade e as desigualdades sociais.

“Ter feito um ensaio aberto em uma semana tão importante para o ator foi muito emocionante. Percebi olhos atentos, vontade de aprender, conhecer, sentir e viver aquela sensação. Tivemos a oportunidade de trocar muitas experiências e vivências pós espetáculo. Que desse espaço possam surgir novos artistas e cidadãos mais conscientes com o universo que os cerca”, comentou a atriz cabofriense, que há 17 anos atua profissionalmente na área.

Já na terça-feira (26), as atividades foram conduzidas pelo ator e diretor convidado, Marcelo Tosta. Em uma roda de conversa, o artista contou sobre sua trajetória na profissão; a importância da arte do Teatro para além da função de entretenimento; e compartilhou suas experiências ao longo de sua carreira. Como cineasta, Marcelo já teve seu primeiro filme, "Isália", exibido na China.

“Foi um momento de grande importância para todos nós. Nos reunimos numa conversa absolutamente sincera, cheia de amor e cuidado. Os alunos foram muito receptivos e eu posso dizer com tranquilidade e alegria que muitos se sentiram compreendidos, emocionados e felizes. A Escola de Artes é uma escola de resistência e de cumprimento do seu valor pedagógico dentro do campo da cultura. O valor social de uma escola que recebe alunos e os capacita a partir de seus potenciais é incomensurável", destacou Marcelo, que também é escritor e artista plástico.

Toda a programação em sala de aula foi acompanhada pelas instrutoras de Teatro da Escola de Artes, Anna Fernanda Corrêa e Nayara Gomes. “Nós propusemos essa programação com a finalidade de comemorar a data e receber os alunos de Teatro nesse ano letivo de uma outra forma, e também para que eles pudessem conhecer outros artistas e trabalhos teatrais da região e de São Pedro da Aldeia. As rodas de conversa foram muito produtivas, as turmas se mostraram muito interessadas e curiosas. Isso proporcionou aos alunos ver o Teatro não somente como entretenimento, mas com uma função social”, salientou a instrutora Anna Fernanda.

Fundada há mais de 10 anos no município, a Escola de Artes de São Pedro da Aldeia já formou, gratuitamente, milhares de crianças, jovens e adultos em diversas modalidades artísticas, proporcionando acesso à cultura e socialização, além de estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas e criativas dos alunos.

Tradicionalmente, a unidade realiza o Corredor Cultural, no mês de junho, com um grande espetáculo reunindo apresentações de esquetes, recitais de música, desenho e amostras de trabalhos elaborados em cada uma das oficinas, encerrando o primeiro semestre. Além do espetáculo de fim de ano, também são realizados eventos paralelos em alusão a datas comemorativas. A participação e premiação em competições de nível regional e estadual, mostras e festivais também é uma das marcas da Escola de Artes aldeense.



0 comentários:

- |