LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 22 de março de 2019

Pescador refaz cena do 'homem-lama' para mostrar poluição na Lagoa de Araruama, RJ, em fiscalização do MPF





Um pescador entrou na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quinta-feira (21), e refez a cena do 'homem-lama'. Ele mergulhou para chamar a atenção do acúmulo de rejeitos, que provoca a poluição da água da lagoa e, consequentemente, a mortandade dos peixes.

Na imagem, o pescador repete a ação feita no ano passado por Max dos Santos, morador do trecho da Praia Siqueira. Na época, a imagem dele coberto de um material denso e de cor escura teve grande repercussão na internet.

O ato aconteceu durante uma fiscalização do Ministério Público Federal (MPF), que investiga o despejo de esgoto em 50 pontos diferentes da lagoa. Segundo o Procurador Leandro Mitidieri, após a vistoria serão apurados quais desses despejos são irregulares.

"O trabalho [de fiscalização] já estava iniciado. Só para dar um exemplo, já temos, no caso de Arraial do Cabo, uma ação judicial ajuizada com liminar fixando o prazo de dois anos para mudanças do sistema seco e já [estamos] fazendo uma série de outras exigências", disse.

Segundo Mitidieri, depois da fiscalização desta quinta-feira (21) também será feito um mapeamento para concluir a "história de cada vala [de despejo de esgoto] para depois fazer um acordo com cada município para não precisar ajuizar outra ação".

A fiscalização fez parte do projeto "MPF Praia Limpa" em parceria com os projetos locais Pescadores da Lagoa e SOS Lagoa e começou no trecho da Praia da Gamboa.

Representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba e da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) também participaram da ação.

Fonte: g1.globo.com

0 comentários:

- |