Pular para o conteúdo principal


A tradicional comemoração da Semana Santa em Cabo Frio será celebrada com missas e procissões. O evento é realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Assunção com apoio estrutural e logístico da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Mobilidade Urbana. Nesta sexta (12), acontece o último exercício penitencial da Via Sacra com subida ao Morro da Guia. Já no sábado (13), uma atividade voltada para as crianças dará início oficial às celebrações. Até o domingo da Páscoa, no dia 21, o trânsito na área central da cidade terá intervenções por conta da programação.
A atividade deste sábado acontece às 16h na Matriz Auxiliar. A celebração tem como objetivo explicar para as crianças os conceitos da Semana Santa segundo as crenças do Cristianismo. Neste dia não haverá Santa Missa às 20h na Matriz Auxiliar e nas comunidades. No domingo (14), às 8h, acontece a missa em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a Bênção dos Ramos, seguindo até a Matriz Auxiliar, dando continuidade à celebração. Também haverá Bênção dos Ramos nas missas das 18h e 20h.   
Na segunda-feira (15), às 19h, haverá missa seguida da Procissão do Fogaréu, que tem origem na Espanha e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. A procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.
Pela primeira vez, a Via Sacra solene será realizada na Terça-feira Santa (16). Às 19h30, o  exercício espiritual será realizado pelas ruas do Centro. Simultaneamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco – São Gonçalo, o Arcebispo Dom José Francisco o clero de Niterói estarão reunidos para a Missa dos Santos Óleos.  
Na Quarta-feira Santa (17) às 19h, haverá missa na Matriz Auxiliar seguida pela Procissão de Nossa Senhora das Dores, que reflete letir as sete dores de Maria. Na Quinta-feira Santa (18), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés – e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. A meia-noite, haverá o Ofício de Trevas e a partir de 1h continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.
Na Sexta-feira Santa (19), às 9h, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Às 15h será a celebração da Paixão do Senhor e às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (20), às 19h, será a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. No domingo de Páscoa (21), as missas acontecem às 10h, 18h e 20h.
Intervenções no trânsito
O trânsito da área central da cidade terá intervenções durante as procissões programadas na agenda do evento. Todos os trajetos serão acompanhados por agentes da Guarda Municipal, que farão o ordenamento das vias durante as celebrações. Não haverá fechamento prévio das ruas e todas as vias serão liberadas logo após o término das procissões.

Foto: Ives Maria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tribunal do Tráfico decapita Homem na noite deste sábado na Favela do Lixo em Cabo Frio

Um crime bárbaro acaba de acontecer na noite deste sábado (23/05) em uma das maiores comunidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, bairro Manoel Corrêa mas conhecido como Favela do Lixo em Cabo Frio. Segundo informações de populares que preferiram manter o anonimato, um homem chamado Matheus teria sido torturado pelo Tribunal do Tráfico e em seguida foi decapitado, o motivo do crime seria por Matheus ser informante da polícia, na linguagem do crime ele seria um X9. A Polícia Militar está nesse momento fazendo levantamento do crime e pegando a identificação completa da vítima, até o momento não foi lavrada a ocorrência, e traremos mais informações conforme o andamento das investigações. As imagens são fortíssimas e não recomendada para pessoas sensíveis.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

  O LOBO EM PELE DE CHACAL!   “TSE defere candidatura e José Bonifácio tomará posse como Prefeito de Cabo Frio” “Em decisão monocrática o Ministro Alexandre de Moraes deferiu o recurso de José Bonifácio” Na sexta-feira (18/12) por volta das 18:00 horas as manchetes acima surpreenderam alguns incautos cabofrienses, e deixaram duas sérias indagações no ar: - O que motivou o Ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, a evitar o julgamento pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral? - A séria motivação impeditiva deixou de existir apenas duas horas depois de iniciado o “recesso” do tribunal?   Bem... o editorial do Blog Cartão Vermelho não possui todas as respostas, porém, cumprindo sua principal missão de trazer luz aos fatos, assinala agora a ação vil, perdulária e principalmente venal que acometeu a defesa do Sr. José Bonifácio.   Os advogados que patrocinaram a causa de Zezinho, fazem parte de uma bancada respeitadíssima nacionalmente, é uma das mais cara