Pular para o conteúdo principal

Cabo Frio espera cerca de 120 mil turistas para o feriadão da Semana Santa



O feriadão de Semana Santa, que começa na próxima sexta-feira (19), promete ser de ruas, comércio e pontos turísticos cheios em Cabo Frio. Segundo a Secretaria de Turismo, cerca de 120 mil visitantes vão escolher o município para passar os dias de recesso, que também inclui o feriado estadual de São Jorge, no dia 23, terça-feira. A previsão é de dias ensolarados e parcialmente nublados durante todo o fim de semana. Além da já tradicional programação religiosa que envolve o período, a cidade também irá sediar diversos eventos.
Segundo a Associação de Hotéis de Cabo Frio, a taxa de ocupação dos estabelecimentos para o período é de 85%, com expectativa de acréscimos até o início do feriado. “O perfil do turista que vem para a cidade na Semana Santa é mais familiar. São visitantes de Minas Gerais, interior de São Paulo e também do Estado do Rio por conta do feriado estadual”, afirmou o presidente da associação, Carlos Cunha. Já o Cabo Frio Convention & Visitors Bureau prevê ocupação de 90% dos hotéis associados. Para o Terminal Municipal de Ônibus de Turismo é esperada lotação máxima entre ônibus, microônibus e vans.
“Nesse feriado esperamos uma grande quantidade de turistas paulistas, vindos através de um estande de vendas Agaxtur no Shopping Eldorado, na zona oeste da cidade de São Paulo. Esse estande foi uma parceria público-privado com o Cabo Frio Convention & Visitors Bureau. Trabalhamos o turismo de Cabo Frio com o conceito de parceria e assim iremos fomentar o nosso setor”, afirmou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.

Programação de eventos
A agenda de eventos está recheada de atividades para todos os gostos para animar o feriadão. Na quinta-feira (18), véspera de feriado, acontece a segunda edição do projeto Pôr do Sol Histórico na Praia do Siqueira. O evento reúne história, música e poesia com o pôr do sol cinematográfico da Lagoa de Araruama. A concentração acontece às 16h30, em frente à Capela de São Pedro.
Também na quinta-feira (18) começa o Tamoios Moto Show, ao lado do Ginásio Poliesportivo João Augusto, no distrito de Tamoios. A festa acontece até o sábado (20). Na quinta e sexta a programação será das 15h às 22h30. Já no sábado o evento será das 15h às 22h30.
Ainda no sábado (20), acontece a Feira Aldeia Criativa das 15h às 20h, na Fonte do Itajuru, com participação de cerca de 50 expositores de segmentos variados. No mesmo dia, às 10h, na altura da Praça da Cidadania, o grupo de avivamento Reino de Deus promove o Abraço à Praia do Forte. Também na Praia do Forte  acontece a primeira etapa do Circuito Top Surf, no sábado e no domingo. Já na terça-feira (23), tem a tradicional festa de São Jorge promovida pela Igreja Apostólica Católica Brasileira de Cabo Frio, na Rua Francisco Mendes, em Cabo Frio.

Atividades religiosas celebram a Semana Santa
A programação de missas e procissões da Semana Santa acontece até o próximo domingo (21). Nesta segunda (15), às 19h, haverá missa seguida da Procissão do Fogaréu, que tem origem na Espanha e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. A procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.
Pela primeira vez, a Via Sacra solene será realizada na Terça-feira Santa (16). Às 19h30, o  exercício espiritual será realizado pelas ruas do Centro.
Na Quarta-feira Santa (17) às 19h, haverá missa na Matriz Auxiliar, seguida pela Procissão de Nossa Senhora das Dores, que reflete as sete dores de Maria. Na Quinta-feira Santa (18), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés – e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. À meia-noite, haverá o Ofício de Trevas e a partir de 1h continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.
Na Sexta-feira Santa (19), às 9h, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Às 15h, será a celebração da Paixão do Senhor e às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (20), às 19h, será a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. No domingo de Páscoa (21), as missas acontecem às 10h, 18h e 20h.
Para que a programação aconteça tranquilamente, o trânsito da área central da cidade terá intervenções durante as procissões. Todos os trajetos serão acompanhados por agentes da Guarda Municipal, que farão o ordenamento das vias durante as celebrações. Não haverá fechamento prévio das ruas e todas as vias serão liberadas logo após o término das procissões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.