LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

terça-feira, 2 de abril de 2019

Capacidade de Carga?


Amigos, você já ouviram falar neste termo ou sabem para que serve?

Vamos explicar com um exemplo clássico no Brasil. Fernando Noronha!

Fernando de Noronha, é um arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco, formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica ocupando uma área total de 26 km², dos quais 17 km² são da ilha principal — e se situa no Oceano Atlântico a nordeste do Brasil.

Vamos tentar começar a explicar a capacidade de carga pela capacidade de carga de uma espécie biológica num ambiente. Este aspecto é caracterizado pelo tamanho populacional máximo que o meio ambiente (lugar, habitat, ecossistema) pode sustentar indefinidamente, ao considerar alimento, habitat, água e outras necessidades disponíveis no ambiente.

Conhecendo o conceito acima, migramos para a carga do ambiente, ou seja, o que, como e quanto este ambiente pode suportar para se manter saudável fornecendo alimento, água, espaços e outros tantos recursos que não se esgotem e também mantenham este mesmo ambiente de forma saudável.

Quando relacionamos isso a Fernando de Noronha, entendemos que esta capacidade deve ser explicada pela quantidade de visitantes por um período de tempo em que este número de visitantes não produza desequilíbrio neste local (ecossistema, praia, região, município e etc...). Quais desequilíbrios? Por exemplo, falta de água e alimento, luz, grande produção de lixo, impactos na vegetação por ocupação irregular e tantos outros impactos gerados ao ambiente.

Diante destes conhecimentos amigos, podemos fazer uma reflexão sobre a nossa praia do Forte. Já pararam para pensar o quanto ela vem sofrendo com tanta ocupação de prestadores de serviços por metro quadrado?

O que vocês acham? Por quanto tempo ela pode sustentar e resistir as pressões humanas?

Sempre é bom fazermos uma reflexão, com base em conhecimentos, e tentar pensar num futuro mais equilibrado e sustentável para todos nós, e não só para um seguimento ou setor.

Grande abraço, estamos nas redes sociais do Facebook e Instagram.


Biólogo Jailton Dias Nogueira Junior

0 comentários:

- |