Pular para o conteúdo principal

Espaços de cultura e lazer de Cabo Frio têm programação diversificada no feriado da Semana Santa





Moradores e turistas terão muitas opções para aproveitar o feriado da Semana Santa em Cabo Frio. Além da programação religiosa, a cidade dispõe de atrativos naturais e culturais como belas praias, centros culturais e eventos.

Preparamos um roteiro com alguns dos atrativos da cidade, para facilitar a escolha do que fazer no feriado prolongado, período em que a cidade deve receber cerca de 120 mil visitantes.

Forte São Mateus – Erguida em 1620, a construção que dá nome à principal praia de Cabo Frio, a Praia do Forte, revela uma das mais bonitas vistas da região. Dali é possível ver toda a orla, parte do Canal do Itajuru e a Ilha do Japonês.
O Forte de São Mateus é Patrimônio Histórico Nacional. Foi erguido para proteger a costa dos ataques dos franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região em razão da imensa quantidade de Pau-Brasil que existia por aqui em meados do século XVII.
Com quase quatro séculos de história (completa 400 anos em 2.020), o Forte abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950.

O Forte está localizado no final da Praia do Forte, próximo ao bairro Passagem e fica aberto diariamente em horário comercial, de 9h às 17h. A visitação é gratuita.

Casa de Cultura José de Dome (Charitas) –  O casarão histórico abre de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h. No espaço está em cartaz a exposição permanente de obras de José de Dome, no salão principal. No segundo salão, a exposição é “Arte e Expressão com Aquarela” da artista Clikilson.
Praia do Forte – Localizada no Centro da cidade e com uma vista exuberante, a praia vai sediar no sábado (20) e no domingo (21) a primeira etapa do Circuito Top Surf.  No sábado às 10h, na altura da Praça da Cidadania, o grupo de avivamento Reino de Deus promove o Abraço à Praia do Forte.

Mirante do Arpoador – Localizado no canto direito da Praia do Forte, do alto do Arpoador é possível contemplar toda a Praia do Forte; a Boca da Barra, onde a lagoa se encontra com o mar; e a Ilha do Japonês.

Museu do Surf – O prédio fica na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte, e é um dos pontos turísticos e culturais mais visitados por brasileiros e estrangeiros. O espaço abriga cerca de 2.500 peças entre itens decorativos, pranchas de surf, bodyboard e longboard, skates, pôsteres, quadros e miniaturas entre outros objetos, incluindo peças doadas e autografadas por estrelas do surf como o brasileiro Gabriel Medina. Por tudo isso, o espaço é considerado o maior do gênero das Américas Latina e Central e o terceiro maior “museu de surf” do mundo.

Funciona de segunda a quarta, das 13h30min às 18h; às quintas e sextas, das 13h30 às 21h; e aos sábados, domingos e feriados das 17h às 21h. A entrada é gratuita.
Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) – No local é possível admirar os elementos preservados do antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, um convento franciscano do século XVII, considerado um dos marcos da arquitetura religiosa do período colonial.

Os visitantes poderão ver a exposição “Terra de Quilombo, Retratos de uma Etnia”, com fotos de Ricardo Alves, retratando as comunidades remanescentes de quilombo de Cabo Frio. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 14h às 18h.
Parque Municipal Fonte do Itajuru – O local tem grande importância histórica. Aproximadamente em 1575 os índios Tupinambá utilizavam da água do Itajuru em suas excursões à restinga de Cabo Frio. Sem a água dessa fonte não teria sido possível a conquista da cidade e seu desenvolvimento demográfico. Desde a fundação da cidade até a abolição, a Fonte foi um ponto de aglomeração de escravos domésticos que buscavam água potável para distribuir às casas.

Atualmente o local abre para visitação. Neste fim de semana, acontece a Feira Aldeia Criativa no sábado (20) das 15h às 20h, com participação de cerca de 50 expositores de segmentos variados. E no domingo (21), das 10h às 13h, tem o projeto Música na Fonte em uma edição especial “Páscoa na Fonte – Piquenique”, com show de Jorge Villas.
Tamoios – Em Tamoios acontece o Moto Show, ao lado do Ginásio Poliesportivo João Augusto. Na quinta e sexta a programação será das 15h às 22h30. Já no sábado o evento será das 15h às 22h30.

Mirante de Nossa Senhora da Guia – O Morro da Guia faz parte de um conjunto arquitetônico religioso e patrimonial do município. Localizado no Largo Santo Antônio, no Centro, abriga a capela com a imagem de Nossa Senhora da Guia. Reza a lenda que a imagem possuía um altar dedicado a ela no convento de Nossa Senhora dos Anjos. Mas quando a imagem era colocada lá, misteriosamente aparecia no dia seguinte em cima do morro, que fica atrás do antigo convento. Após várias tentativas, foi feita a “vontade” da santa e erguendo-se uma capela em cima do monte, em 1740, que passou a ser chamado de Morro da Guia.

Além de toda a história, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade, contemplando o Canal do Itajuru, a Praia do Forte, Rua dos Biquínis, as Dunas, e até parte da cidade de Arraial do Cabo.

Espaço Cultural Torres do Cabo – O Espaço Cultural Torres do Cabo fica na Avenida Treze de Novembro, 520, na Praia do Forte. No local há 30 estandes onde 43 artistas expõem seus trabalhos. Além deles, está em cartaz a exposição “Muros pelo Caminho – Sereias da Mata”, de Renata Dorea. O espaço abre para o público de quarta a sábado, das 9h às 22h.

Programação reliogiosa (Paróquia Nossa Senhora da Assunção) – Na Sexta-feira Santa (19), às 9h, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Às 15h será a celebração da Paixão do Senhor e às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (20), às 19h, será a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. No domingo de Páscoa (21), as missas acontecem às 10h, 18h e 20h.

Festa de São Jorge – De sábado até terça-feira tem a tradicional festa de São Jorge promovida pela Igreja Apostólica Católica Brasileira de Cabo Frio, na Rua Francisco Mendes, em Cabo Frio. Na programação, motociata, missas, feijoada com roda de samba e chorinho, bingo, seresta e procissão.

*Foto: Samara Braga



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.