LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cabo Frio promove a primeira edição do Projeto “Ciência para Todxs”



A Coordenadoria Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) promove nos próximos dias 25 e 26 a primeira edição do Projeto “Ciência para Todxs”. O evento acontece no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) e no Costa Azul Iate Clube. Para participar da Conferência os interessados deverão realizar um cadastro preenchendo dados pessoais e escolher de quais palestras deseja participar. O evento é gratuito.
Clique aqui para preencher o cadastro
A 1ª Conferência sobre Planetas Extra-solares e Novas Terras tem o propósito de expor, discutir, informar e divulgar novas descobertas para o público em geral, alunos, professores, educadores, interessados em ciência e entusiastas da Astronomia e da exploração espacial.
A Conferência tem início no dia 25 de Abril, quinta-feira, às 18h, no Costa Azul Iate Clube, com a palestra “Admirável Mundo Novo”, ministrada pelo mestre em Ciência pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusettse escritor, Cleofas Uchôa. Em seguida os participantes poderão fazer observação dos astros em evidência com telescópio, organizada pela Equipe Rede Rio Astronomia.
No dia 26 de Abril, sexta-feira, a programação acontece no Mart, com três palestras, seguidas de observação. A primeira será “Homens e Máquinas na Exploração de novos mundos e além”, às 10h, com Marcelo Fernandes. Na parte da tarde, às 14h, “A importância da divulgação da Astronomia para o avanço da Ciência”, ministrada pelo Professor Doutor em Física do IFF Cabo Frio, Alexandre Peixoto. Às 15h, “O olhar curvo do espaço – O que aprendemos do eclipse de Sobral de 1919”, ministrada pelo Astrônomo do Mast, Museu de Astronomia e Ciência afins/RJ, Vladimir Jearim P. Suarez.
Fechando o dia, às 17h, acontece oficina para professores da rede municipal: O Relógio e o Sol. A Conferência encerra às 19h no Costa Azul Iate Clube, com a palestra “Anãs marrons e planetas gigantes – Semelhanças e Diferenças na vida dos objetos subestelares”, ministrado pelo astrônomo do Mast/RJ, Vladimir Jearim e aberta ao público. Por fim, haverá bservação dos astros com telescópio.
O estudo desses “Novos Mundos” pode fornecer pistas importantes sobre a formação, constituição e evolução do nosso sistema solar, da Terra e das formas de vida aqui existentes e por consequência sobre a humanidade. Cabo Frio se encaixa perfeitamente no contexto da popularização e divulgação da Astronomia. Sendo a maior cidade da região da Costa do Sol do Estado do Rio, referência em turismo no Brasil e sede desde 2003 de inúmeras iniciativas voltadas para divulgação da Astronomia, dentre elas o projeto “Astronomia no Museu”, referência no estado em popularização da Astronomia.
A pesquisa, estudo e divulgação dessas descobertas, abrem uma nova fronteira em praticamente todas as ciências naturais, Geologia, Geografia, Biologia, Climatologia e meteorologia, Botânica e toda a ciência planetária, incluindo a exobiologia, a ciência que estuda a possibilidade de vida fora da Terra.

0 comentários:

- |