Pular para o conteúdo principal

Cabo Frio recebe proposta para implantação de Centro de Visitação Ambiental




O Projeto Albatroz está em negociação com a Prefeitura de Cabo Frio para que seja instalado no município um Centro de Visitação Pública e de Educação Ambiental Marinha. Pela proposta, o governo municipal cederia a área, localizada na Avenida Wilson Mendes próxima ao estacionamento dos ônibus de turismo, e a ong entra com o investimento, ainda a ser definido. A estimativa é de que a pedra fundamental do projeto seja lançada já no segundo semestre deste ano.

A equipe do projeto Albatroz entregou para o prefeito Dr. Adriano Moreno um descritivo de como será o Centro de Visitação e de tudo que haverá no local. O próximo passo é a cessão da área pela Prefeitura por comodato, em prazo ainda a definir. Na sequência, a busca pela concessão das licenças ambientais.

“Queremos criar projetos sólidos para que nada os desconstruam, pois eles pertencem à população. Nosso objetivo é solidificar as conquistas da cidade para que elas fiquem para as gerações futuras e mais para frente integrar todas essas propostas. Este será nosso legado”, afirmou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

De acordo com a coordenação do projeto, a estimativa é inaugurar o Centro de Visitação Pública e de Educação Ambiental Marinha em 2020 com todas as condições para receber o público e de realizar as demais atividades do local. Haverá cobrança de ingresso para turistas e visitantes em geral, em valor ainda a ser definido, mas para a comunidade do entorno e para escolas municipais o acesso será gratuito.

“A proposta foi montada de acordo com a configuração física do espaço, de forma a aproveitar esse desenho. A ideia é que o acesso para a comunidade do entorno seja gratuito e que o valor para demais moradores seja acessível porque a intenção é fazer com que o espaço seja um local de educação ambiental que crie uma consciência coletiva da importância de se preservar o meio ambiente em geral”, contou a bióloga Tatiana Neves, coordenadora geral do projeto Albatroz, acrescentando que o projeto futuro, se houver reserva de área útil, é a criação de salina experimental e até um espaço de tratamento e acolhimento de animais.

Sobre o Centro de Visitação

Pelo descritivo o local terá uma área comunitária, ou seja, apenas para uso da comunidade do entorno com cursos de capacitação, de inclusão digital, de artesanato, de educação ambiental para jovens, curso de formação para que estes jovens sejam os guias da área de visitação pública; alojamento para pesquisadores que venham de fora; refeitório. Na área técnica haverá salas de veterinária, de tratamento de água e de quarentena para os animais que necessitarem, além de área administrativa e de carga e descarga.

Já o circuito de visitação pública contemplará aquário de toque (com animais vivos como tartaruga, peixes de grande porte etc) para as crianças verem e tocarem nos animais marinhos de forma a incentivar a convivência harmônica; trilha interpretativa acessível e inclusiva por meio de um deque por cima do mangue (que terá placas indicativas espalhadas pela trilha com informações sobre a fauna, a flora e que faz ligação com o Parque Dormitório das Garças).

A intenção é de que a trilha tenha acesso para cadeirantes. Na sequência da trilha haverá áreas fechadas para visitação interna, previsão de ferramentas tecnológicas para que as crianças tenham atividade interativa e de espaço para exposição itinerante. O espaço vai contar ainda com lanchonete, restaurante, playground de toque, lojinha do Centro de Visitação.

O projeto prevê ainda centro de interpretação para deficientes visuais e auditivos. píer para barcos atracarem e visitarem o local; observatório de aves sobre o mangue, viveiros. A expectativa é de haja também área de acesso para entrada de carros, embarque e desembarque de ônibus.

Sobre o Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Albatroz, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que atua em parceria com o poder público, empresas pesqueiras e pescadores. Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.