Pular para o conteúdo principal

Fazenda de maricultura no Peró irá estimular o progresso da cadeia produtiva do município




O turismo sempre foi uma das principais engrenagens da economia de Cabo Frio. Porém, com o passar dos anos, há a necessidade de ampliar os horizontes e alcançar outros segmentos para descentralizar os postos de trabalho e fomentar a cadeia produtiva. E esse estímulo ao progresso chegou ao município com o anúncio da fazenda de maricultura no Peró, com cultivo de mexilhões e vieiras.

O local selecionado pela Mexilhões Sudeste do Brasil (MSB), proprietária do empreendimento, é o canto esquerdo da Praia do Peró, por sugestão dos pescadores locais, e vai concentrar toda a atividade. A previsão é que sejam gerados cerca de 500 empregos diretos e aproximadamente 1.500 indiretos.

“ Apesar de ser um empreendimento privado, sem investimento do município, junto com a fazenda vem a formação de recursos humanos necessários para a implementação do plano tanto a nível técnico/universitário como em nível de operacional e, para isso, haverá com convênios entre a empresa, universidades e escolas”, destacou o prefeito, Dr. Adriano Moreno.

A fazenda também vai incrementar a culinária caiçara (frutos do mar), com a criação de um polo gastronômico baseado na produção da fazenda de maricultura, que já foi suscitado por alguns empresários do ramo. Além disso, irá aquecer os passeios turísticos náuticos, com possibilidade de visitas à fazenda, e valorizar a pesca artesanal.

“O empreendimento vai resgatar, indiretamente, a atividade pesqueira artesanal, pois nós iremos viabilizar aos pescadores acesso aos nossos canais de cultivo que, por si só, irão atrair de volta para a região, espécies de peixes que estavam migrando por falta de alimento, o que passarão a ter em abundância na área da fazenda. As famílias dos pescadores serão priorizadas nas contratações para o beneficiamento dos mariscos, fixando-os no seu local de origem e aumentando a renda”, explicou José Manuel Perez Diaz, diretor administrativo da MSB.

Para o presidente da Colônia de Pesca Z4, Alexandre Marques, os pescadores ficaram satisfeitos com o que ouviram. “Eu mesmo apresentei um primeiro grupo de pescadoras aos representantes da empresa e eles ficaram animados com as possibilidades que vão se abrir.  No dia 27 haverá uma reunião entre a empresa e os pescadores para serem apresentados novos detalhes de como funcionará essa parceria”, afirmou.

A previsão da MSB é começar as atividades no mês de julho, assim que conseguir a Licença da Concessão de Águas, junto à Marinha, que envolve um trâmite burocrático diferente das licenças do Inea. A empresa informou que já conseguiu o primeiro “nada opor” da Marinha e acredita que tudo esteja pronto no prazo esperado.

“Ninguém investe mais de R$400 milhões em um empreendimento que apresente algum risco de ser paralisado por questões ambientais.  A população do Peró pode ficar tranquila, pois nos cercamos de todos os cuidados antes de concordar com a vinda da empresa. E os reflexos não ficarão apenas no Peró, se espalhando por toda a cidade e aquecendo a nossa economia como um todo. Conseguimos atrair para Cabo Frio uma empresa que têm na responsabilidade social e ambiental um de seus pilares. Toda a cidade vai sair ganhando”, ressaltou o prefeito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.