Pular para o conteúdo principal

PREFEITO CLÁUDIO CHUMBINHO RECEBE REPRESENTANTES DO MOVIMENTO DE PESCADORES DA LAGOA DE ARARUAMA



O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, nesta segunda-feira (29), representantes do movimento “Aliança Força do Querer”, que reúne pescadores de cinco municípios banhados pela Lagoa de Araruama na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Na ocasião, os integrantes do movimento apresentaram ao chefe do executivo um levantamento de dados sobre a mortandade dos peixes e da situação atual da laguna, além de solicitar apoio às comunidades pesqueiras aldeenses. Também estiveram presentes o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, e o Procurador Geral do município, Cristiano Oliveira.

Na ocasião, o prefeito Cláudio Chumbinho reforçou o apoio aos pescadores e ao fortalecimento das ações em prol da revitalização da Lagoa. “Desde o primeiro dia que assumimos o mandato, tudo o que temos feito é em prol do município e, principalmente, da nossa Lagoa. São Pedro da Aldeia sempre está na frente dessas ações, dando apoio aos pescadores; esse é um dos nossos grandes compromissos. Buscamos parcerias, criamos projeto de Lei, implantamos o cinturão de proteção e temos feito tudo o que está ao nosso alcance. Estarei sempre à disposição para atendê-los e estou junto nessa campanha para salvar a nossa Lagoa”, disse.

Durante o encontro, os pescadores solicitaram ao Executivo a criação de um decreto de situação de emergência da Lagoa de Araruama. Os profissionais pediram, ainda, que o município solicite intervenções junto às esferas estadual e federal para a execução de ações que levem à recuperação ambiental da Lagoa.

Um dos porta-vozes do movimento, Francisco Neto, o "Chico Pescador”, enalteceu a parceria com o Poder Público Municipal. “O prefeito sempre esteve disposto a atender as nossas comunidades. Foi uma reunião muito positiva, trouxemos argumentos técnicos e fomos muito bem recebidos. Acho que o diálogo é a melhor forma de a gente avançar, principalmente em situações de emergência como essa. A gente fica muito agradecido de termos o prefeito atendendo não só a comunidade de São Pedro da Aldeia, mas de toda a Lagoa”, destacou Chico, que também é presidente da Associação de Pescadores da Praia da Pitória.

Na oportunidade, os pescadores também sugeriram ao chefe do executivo municipal um posicionamento junto a concessionária de tratamento de água e de esgoto que atende ao município, a Prolagos, com relação à proposta de revisão dos termos do contrato de concessão, com o objetivo de solicitar o aumento da implantação da rede separativa de 25%, prevista em contrato, para 50% a cada cinco anos. Atualmente, a concessionária utiliza a rede municipal de águas pluviais para efetuar a coleta de esgoto a “tempo seco” até as estações de tratamento.


“Nosso pedido é que o prefeito se posicione para aumentar, ainda mais, a malha de rede separativa em São Pedro da Aldeia, ampliando a captação do esgoto para três pontos centrais próximo ao Canal do Mossoró, e também em bairros como Porto do Carro, Rua do Fogo e São João. Pegando todos esses pontos, o município vai chegar a ter 90% dos pontos de esgoto coletados. Resta à empresa fazer um tratamento adequado e também retirar os efluentes de dentro da Lagoa”, salientou Chico.


No dia 8 de maio está prevista a realização de uma reunião de “força-tarefa”, em Arraial do Cabo, para tratar sobre projetos emergenciais em prol da Lagoa, envolvendo prefeitos de todos os municípios banhados pela laguna. O encontro contará com a presença de procuradores federais da república e de representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e Prolagos.

Também participaram do encontro no gabinete os pescadores Ricardo Alves e José Ricardo de Souza, da Praia da Baleia, e Alexandre Pereira, representante do Camerum.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.