Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inicia ordenamento no Canto do Forte


A Prefeitura começou efetivamente, na manhã desta quarta-feira (29), o ordenamento do Canto do Forte, após um período de planejamento das ações e de diálogo com os pescadores locais. A ação liderada pela Guarda Marítima e Ambiental mobilizou 30 funcionários, incluindo a Comsercaf, Coordenadoria Geral de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental.

O trabalho foi acompanhado de perto pela Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e pela Colônia de Pescadores Z4. Uma retroescavadeira e um caminhão foram disponibilizados pela Comsercaf para auxiliar no trabalho.

Ao todo, três embarcações foram retiradas do local. Uma delas, em estado precário de conservação, foi levada para o Aterro Sanitário de São Pedro da Aldeia. Outra foi levada para a Passagem, que também passa por ordenamento, a pedido do proprietário e a terceira, que estava abandonada, foi levada para um galpão na Morada do Samba.

Uma grande quantidade de entulho e resíduos também foi retirada na operação. Caixas de isopor, restos de rede de pesca, fragmentos de barcos, geladeiras enguiçadas que serviam apenas de depósito de material e cerca de 20 pneus de todos os tamanhos também foram levados para o aterro sanitário para descarte.

Pelo acordo feito com os pescadores, apenas dez embarcações, selecionadas pela Colônia Z4 mediante cadastro prévio, poderão ficar no local. “O objetivo é fazer esse ponto turístico voltar a ser como era antigamente”, comentou o diretor administrativo da Guarda Marítima e Ambiental, Ângelo Santos.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Andreia Nogueira, ao longo de todo o processo de ordenamento, os pescadores recebem noções de como manipular e expor o pescado e, sobretudo, de descarte do material orgânico, como as vísceras e as espinhas.

“O ordenamento é uma ação de saúde e, ao mesmo tempo, ambiental. A espinha do peixe é cheia de microorganismos e se ela for descartada na areia, alguém pode se ferir. Nessas ações, também podemos constatar uma grande quantidade de micro-lixo na areia. Então esse ordenamento é uma ação intersetorial, pois tem impacto em várias áreas”, comentou Andreia.

A embarcação levada para a Morada do Samba tem um prazo de 90 dias para ser retirada. Caso isso não ocorra, será leiloada. O proprietário da embarcação deve procurar a Coordenadoria de Posturas, na Rua Gustavo Beranger, 267, na Vila Nova.  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.