Pular para o conteúdo principal

Renatinho Vianna recebe governador Wilson Witzel, prefeitos e representantes de órgãos ambientais e de segurança do estado para reunião



O Prefeito Renatinho Vianna recebeu o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e representantes de outras cidades da Região dos Lagos, para uma reunião, na tarde desta quinta-feira (23). O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura e contou também com a presença de secretários estaduais e municipais, além de representantes de órgãos ambientais de segurança do estado.

Nos primeiros momentos da reunião, o Governador agradeceu a presença de todos e fez um panorama da gestão, citando as ações realizadas em relação à segurança pública tanto na Capital quanto no interior. “Estamos atuando não só para ajudar na questão das chuvas. Estamos avançando muito na segurança pública. Sabemos que os comandantes não foram escolhidos politicamente, eles não devem nada a mim e sim aos seus comandantes e se nós interferimos, quebra a cadeia de comando. Por isso estamos vendo esses resultados”, afirmou Witzel.

Renatinho apresentou ao governador um relatório com as demandas do município, em relação aos danos causados pelas chuvas da última semana, que alagou a cidade, causando deslizamentos de terra e deixando 8 famílias desabrigadas. “A nossa preocupação é esse socorro que precisamos, não só pelo que aconteceu, mas o que pode acontecer se chover forte novamente”, falou o prefeito, citando a rachadura com cerca de 25m, que abriu com os temporais, no Morro da Cabocla, na altura da Marina do Cabo. O governador citou o Projeto Casa Nova, como uma das medidas para resolver o problema de moradias em áreas de risco. “Serão 80 mil casas, a princípio, até o final de 2022 e o projeto está bem estruturado para que já seja implementado”, completou.

O prefeito cabista também aproveitou a presença do Presidente do DER-RJ, Uruan Cintra, para cobrar ações emergenciais em relação a estrada de acesso à cidade, na Prainha, que precisou ser interditada pela Prefeitura após um deslizamento da encosta, além de solicitar intervenções na rodovia 102, que passa pelos distritos de Monte Alto e Figueira; e na RJ 124, que liga Arraial a Cabo Frio. Cintra citou os problemas ocasionados pela ausência de contratos das empresas prestadoras de serviço, por três anos e só agora os pregões terão andamento para dar início aos reparos. “No final desses pregões teremos uma economia de 35% no orçamento e grande parte da manutenção ainda neste ano”, afirmou ele.

A Lagoa de Araruama também foi um dos temas abordados por Renatinho Vianna na reunião, considerada uma das pautas atuais que necessita de atenção especial dos órgãos ambientais. A Secretária Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, falou das ações necessárias na lagoa. "A gente está nesse esforço, já que é um passivo de anos, de assoreamento da lagoa, precisando de dragagem para resolver a situação, mas precisamos de avanço no saneamento do entorno para que isso não se repita", concluiu a Secretária.

Durante o encontro, o governador elencou ainda projetos voltados para o turismo em todo o estado, com apresentações em stands internacionais em países como Argentina, Estados Unidos, Canadá e Berlim, com investimentos em divulgações com a utilização de aplicativos e programas que auxiliem na pesquisa digital, “quando alguém lá em Berlim, por exemplo, buscar pela palavra “beach”, direcionar para as praias não só do Rio, mas aqui da região também.

Witzel finalizou a conversa colocando à disposição toda a equipe de secretários do estado para atender as solicitações dos prefeitos e prometeu fazer reuniões periódicas na região para acompanhar os trabalhos realizados e ouvir as demandas dos municípios.

Além de Renatinho Vianna e Wilson Witzel, participaram do encontro, os Secretários Estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bente; de Defesa Civil, Cel. BM. Roberto Robadey; do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro; Presidente e Vice Presidente do DER-RJ, Uruan Cintra e Raul Marques; Presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Claudio Dutra;
Deputado Estadual, Chico Machado; Prefeitos das cidades de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho; Iguaba Grande, Baliester Werneck; Cabo Frio, Dr. Adriano Guilherme Moreno e o Vice Prefeito de Araruama, Marcelo Amaral. Também marcaram presença no gabinete, os Secretários Municipais de Governo, Cláudio Bastos; do Ambiente, Arildo Mendes; de Obras e Urbanismo, Renato Gonçalves; Assistência Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, Ayron Freixo; Serviços Públicos, Luiz Carlos, além do Procurador do município, Davi Figueiredo; e do Coordenador da Defesa Civil, Eduardo Bandeira.



Fonte: ASCOM/PMAC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.