Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA VISITAM CLÍNICA-ESCOLA DO AUTISMO EM ITABORAÍ



Os secretários de Governo e de Educação de São Pedro da Aldeia, Eronildes Bezerra e Alessandro Teixeira, respectivamente, foram conhecer as instalações da Clínica-Escola do Autista, localizada no município de Itaboraí, nesta segunda-feira (13). Na ocasião, os secretários se reuniram com Berenice Piana, coautora da Lei Federal que garante os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idealizadora do local, e com a diretora do espaço, Márcia Brandão.


 A iniciativa teve como objetivo promover um intercâmbio de experiências dentro do processo de inclusão de pessoas com TEA, para que seja implementada uma adaptação do trabalho realizado na clínica-escola no município aldeense. Também participaram do encontro o procurador geral do município, Cristiano Oliveira, o advogado Carlos Magno de Carvalho e a vereadora Mislene Conceição, além da presidente do Instituto de Amparo ao Autista Mãos Unidas, Dayse Cunha.


 “Agradeço pelo carinho com que fomos recebidos na Clínica-Escola. Queremos levar para São Pedro da Aldeia o modelo do que é feito aqui. Esse encontro é o começo de um novo pensamento, vamos montar grupos de trabalho para tentar construir um legado para essas famílias. Somos pequenos sozinhos, mas, se nos unirmos, vamos conseguir fazer um trabalho de excelência”, comentou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra. 


Durante o encontro, foram discutidas as ações que já são realizadas na cidade em prol do processo de inclusão e do atendimento especializado a pessoas com o transtorno do espectro autista, incluindo as Leis Municipais que tratam do assunto. Também foram abordadas questões relacionadas ao ensino especializado, diagnósticos precoces, atendimento multiprofissional e a importância de uma alimentação adequada.

 O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, falou sobre a visita. “Estivemos na Clínica-Escola com a Berenice, que é um referencial no país sobre o assunto. Fomos lá para aprender sobre o universo do autismo, com uma instituição que tem uma história bem sucedida no município de Itaboraí, que é uma referência no estado do Rio de Janeiro e no país como um todo. A ideia é aproximar São Pedro da Aldeia dessa experiência positiva e implantar a Clínica-Escola do autismo aqui na cidade. Já estamos em fase de definição do espaço”, explicou.


 Berenice Piana, coautora da Lei 12.764, sancionada em 28 de dezembro de 2012 e que leva seu nome, é mãe de três filhos, sendo o caçula autista. Ela é idealizadora da primeira Clínica-Escola para autistas no Brasil, localizada no município de Itaboraí. “A Clínica-Escola nasceu da dificuldade das famílias em levar seus filhos para tratamento e também da necessidade de um ensino especializado para eles. Ela vem proporcionar tudo que está previsto na lei, que é todo atendimento multidisciplinar e o ensino individualizado para que depois eles possam frequentar o ensino regularizado com conforto. Visamos uma inclusão humanizada”, explicou.


Uma Comissão foi formada para trabalhar a questão, composta por representantes da Procuradoria Geral do Município, Câmara Municipal, Secretarias de Governo, Saúde e Educação, e por alguns colaboradores, entre eles o Dr. Carlos Magno, que também tem experiência no universo do autismo e que se predispôs a ajudar o município aldeense a consolidar essa iniciativa pioneira na região.


  “Vamos fazer um levantamento da demanda, do número de autistas que temos em São Pedro da Aldeia e em seu entorno. A primeira estratégia montada já é a palestra com a Berenice Piana, onde teremos a oportunidade de nos aproximarmos da família e da pessoa com autismo, além de técnicos da região, para debater com um pouco mais de profundidade sobre o assunto”, concluiu Alessandro Teixeira.


 A palestra de Berenice Piana será realizada no dia 28 de maio, terça-feira, às 14h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, com o tema “Autismo, Conquistando Direitos”. As inscrições estão abertas no endereço eletrônico http://twixar.me/Cb3n e são destinadas apenas para pessoas que tem alguém com TEA na família.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.