“Turismo deve ser pensado de forma orquestrada”, afirma Maurício Werner (Riotur) no primeiro Encontro com Cabo Frio
O trade
turístico, juntamente com os gestores municipais e entidades ligadas ao setor,
estiveram reunidos nesta terça-feira (30) no primeiro “Encontro com Cabo Frio”.
O evento, realizado pela Secretaria de Turismo, explanou a importância do
planejamento e da união de todas as áreas que integram o segmento, que hoje, é
uma das principais fontes econômicas do município. O encontro foi comandado
pelo diretor de Planejamento e Marketing da Riotur, Maurício Werner, que
apresentou novos desafios e oportunidades do setor, afirmando que o turismo
deve ser pensado de forma orquestrada.
No
encontro foi ressaltada a necessidade da retroalimentação do turismo, que deve
investir na maior permanência dos visitantes na cidade e no retorno desse
turista em outras ocasiões. Para isso, é preciso que haja integração entre todo
o trade para trabalhar os potenciais turísticos e as ações positivas do
município, além da divulgação eficaz do destino. O bate-papo também mostrou os
resultados positivos do Carnaval da cidade do Rio de Janeiro deste ano, que foi
realizado através de parcerias público-privadas e movimentou cerca de R$ 3,7
bilhões.
“Reunir
o trade e as entidades de classe é essencial para traçar um plano comum. Eu
tenho certeza que esse primeiro encontro com Cabo Frio trará uma inteligência
mercadológica para a cidade. Chegamos num momento de cada vez mais
compartilhamento de informações, onde as pessoas estão percebendo que juntas
valem muito mais do que a força individual. Esse intercâmbio entre a Prefeitura
de Cabo Frio e a Riotur fortalece o Estado do Rio de Janeiro, pois o turismo
gera emprego, renda, além de melhorar a autoestima da população”, afirmou
Maurício Werner.
Para
a presidente do Convention & Visitors Bureau, Maria Inês de Oliveros, o
encontro foi uma ótima oportunidade de conversação entre o setor. “É sempre bom
receber dicas e avaliar como nós do setor podemos melhorar. É muito importante
que Cabo Frio trabalhe o seu potencial histórico e cultural e venda aos
turistas demais atrações que vão além das praias”, disse.
Já a
presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia),
Patrícia Cardinot, comentou da necessidade do turismo para a economia. “Esse
foi um passo muito importante para a cidade, pois os empresários de Cabo Frio
clamam pelo turismo economicamente sustentável, que crie ainda mais
movimentação, renda e postos de trabalho”, afirmou.
O
secretário de Turismo, Radamés Muniz, ressaltou que construção de uma cidade
melhor precisa do pensamento colaborativo. “Nós enxergamos e queremos Cabo Frio
como um destino turístico melhor. Para isso, temos que planejar e agir, unindo
o governo, a iniciativa privada, o morador e o turista para a construção de uma
cidade com melhor infraestrutura e receptividade”, concluiu.
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