Pular para o conteúdo principal

Diretora do Hospital da Mulher presta esclarecimentos à CPI da Alerj


A Comissão Parlamentar de Investigação criada por membros da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para investigar a situação dos Hospital da Mulher de Cabo Frio ouviu, nesta sexta-feira, 31, a diretora do Hospital da Mulher, Tânia Lydia Matosinhos. Ela foi convidada a prestar esclarecimentos na condição de testemunha, da oitiva promovida pela CPI.
Tânia explicou sobre a situação do hospital e das mortes de nascituros e recém nascidos na unidade. Ela fez questão de começar seus esclarecimentos destacando que possui uma relação profissional com a antiga direção da unidade e com o secretário de saúde, Márcio Mureb.
Quando questionada sobre o porquê dela ter aceito dirigir a unidade, Tânia respondeu que foi motivada a assumir a direção por pedido técnico do secretário, visto que Tânia já havia dirigido a unidade em outra oportunidade.
De acordo com a presidente da CPI, deputada Renata Souza, o objetivo da comissão é entender a causa das mortes dos bebês no Hospital da Mulher e apurar o que está sendo feito para evitar que outras ocorram. Na oitiva, a diretora HMM explicou os motivos que levaram às mortes dos bebês.
De acordo com Tânia, vários fatores levaram aos óbitos: doenças na gestação, má formação congênita, gravidez prolongada, prematuridade extrema, dificuldade de transferência, por exemplo. Para averiguar essas mortes, a Secretaria de Saúde criou uma comissão de óbito.
Tânia ainda destacou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Prefeitura e Cremerj está quase concluído, restando apenas 3 itens: climatização da unidade (que está em processo de licitação), contratação de médicos especialistas (neonatologista plantonista) e a realização de obras estruturais (que estão em fase de andamento). Além disso, a Central de Esterilização de Materiais está sendo utilizada, por mais que ela não conste no TAC.
Hospital da Mulher realiza de 150 a 200 partos por mês e, segundo o diretora Tânia, a taxa de óbitos dos primeiros meses de 2019 se assemelha ao registrado em anos anteriores, sendo 50 mortes em 2017 e 53 em 2018.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.