Pular para o conteúdo principal

Setor de petróleo e gás é responsável por 30% do PIB do Estado do Rio, diz Abespetro durante Brasil Offshore




O setor de petróleo e gás é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, da soma das riquezas do Estado do Rio, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro) divulgados nesta terça-feira (25) na abertura da Brasil Offshore.

A feira é uma das principais do setor de petróleo do país e deve atrair cerca de 53 mil pessoas para o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, na Região dos Lagos do Rio, até sexta-feira (28).

O governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, também participou da abertura do evento e falou sobre a importância de atrair novas refinarias para o Estado do Rio.

De acordo com o diretor-presidente da Abespetro, Claudio Makarovsky, o setor emprega 1,2 milhões de trabalhadores no país. Desses, 94% são brasileiros. Ele também falou sobre remuneração.

"A média salarial dos trabalhadores de petróleo é maior do que quatro vezes a média nacional, passando dos R$ 8 mil. Para cada emprego gerado na exploração e produção, dois são imediatamente gerados na cadeia e, oito, por efeito e renda. Essa cadeia é responsável por 13% do PIB Brasileiro e 30% do PIB do Estado do Rio de Janeiro", disse Claudio.

O diretor-presidente da Abespetro citou ainda a importância dos investimentos em melhorias na segurança da rodovia BR-101.

"Estamos certos que em breve teremos assegurada a integridade dos nossos colaboradores e da população da região para ir e vir. Um direito constitucional que às vezes é tolido", afirmou.

A feira


Sobre a feira Brasil Offshore, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, disse que ela se tornou o espaço ideal para discutir medidas que já garantiram passos importantes para a reestruturação do mercado de óleo e gás do Brasil.


“O momento agora é do gás. A primeira grande pauta da feira foi a quebra do monopólio. Já discutimos também os campos maduros, agora está na hora da virada”, disse.

Segundo o prefeito, cada plataforma operando na cidade são pelo menos mil empregos diretos gerados.
"Se a gente voltar a trabalhar na Bacia de Campos, nos campos maduros, que existem aos montes, a gente consegue gerar cerca de 20 mil empregos. Em um primeiro momento cerca de cinco a sete mil empregos", afirmou Aluizio.

O prefeito afirmou ainda que: "muita gente trabalhando é muito óleo saindo. Muio óleo saindo são muitos royalties entrando, então o ciclo é extremamente virtuoso", destacou.

A Bacia de Campos engloba o trecho que vai de Vitória, no Espírito Santo, até Arraial do Cabo, no Rio. Ela é responsável pela produção nacional de 40% de petróleo e 17% da de gás natural. Ao todo, são 39 campos produtores que ocupam uma área de 100 mil metros quadrados.




Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.