Pular para o conteúdo principal

Agentes ambientais e fundiários flagram destruição de manguezal no Parque do Mico-Leão-Dourado




Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e da Coordenadoria de Assuntos Fundiários da Secretaria de Desenvolvimento flagraram, na manhã desta quarta-feira (17), supressão ilegal de vegetação de mangue e ocupação irregular de área de proteção ambiental, no Centro Hípico, dentro do Parque do Mico-Leão-Dourado, no Distrito de Tamoios.  A ação foi motivada por uma denúncia anônima, que relatava a destruição do mangue com intenção de utilização do local para fins comerciais.
Ao chegar ao local, os agentes se depararam com uma situação inusitada, pois a mesma pessoa que destruiu o mangue, colocou uma placa incentivando a vizinhança a plantar mudas na cerca de pneus que fez para “demarcar” o local onde, segundo a mesma denúncia, pretendia instalar uma barraca para venda de pastéis.
Os agentes ainda encontraram uma antiga placa colocada pela prefeitura, exatamente no local, que alertava contra o desmatamento, a caça e construções ilegais, jogada dentro do mato.
Nenhum responsável pelo desmatamento estava no local para receber as sanções legais.
Em frente ao local, os fiscais notaram despejo de esgoto in natura no leito do Rio São João, por parte de uma residência, e despejo de óleo direto na rede de captação águas pluviais, por parte de uma oficina mecânica.  Os responsáveis pelas duas ocorrências foram notificados pelos agentes.
Ao fazer a entrega dos pneus recolhidos na área do Parque do Mico-Leão-Dourado na sede da Comsercaf no Distrito de Tamoios, os agentes perceberam o som de uma motosserra e ao averiguarem, flagraram o corte ilegal de árvores, e o anelamento (técnica ilegal utilizada para matar árvores) de outras duas árvores, no quintal de uma residência.  A motosserra foi apreendida e os responsáveis identificados e notificados a apresentar documentação e licenças para a atividade.
“Nossos agentes estão de parabéns. Fizeram uma denúncia render vários flagrantes. Isso mostra o comprometimento e responsabilidade com que cada um deles exerce a sua função. Nossa cidade é cercada de natureza por todos os lados e, apenas com operações assim, poderemos minimizar a prática de crimes ambientais”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.
Para o coordenador de Assuntos Fundiários, as operações conjuntas com o Meio Ambiente são fundamentais para a proteção de áreas ambientais e áreas públicas da ação de criminosos.
“Geralmente um crime ambiental vem acompanhado de uma ocupação irregular, um parcelamento irregular do solo para fins comerciais e outros delitos contra o patrimônio natural ou contra o patrimônio público do município. É sempre difícil conseguir flagrar os responsáveis, mas nossos agentes irão permanecer em rondas permanentes no local para identificarmos e responsabilizarmos as pessoas que destruíram parte do mangue para fins comerciais.  Eu aproveito para reforçar as palavras do secretário do Meio Ambiente e parabenizar nossos agentes pela atenção, seriedade e comprometimento com que desenvolvem seu trabalho”, acrescentou o coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.