Pular para o conteúdo principal

Agentes Fundiários flagram ocupações irregulares e apreendem equipamentos



Denúncias anônimas levaram agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários da Secretaria de Desenvolvimento a flagrar três situações irregulares de ocupações de áreas de preservação ambiental – APAS – neste sábado (27), em bairros do primeiro e segundo Distritos da cidade.
A primeira ação aconteceu na estrada de acesso ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio, próximo ao bairro Vila do Sol, dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Os agentes flagraram cinco homens fazendo a roçagem de uma área onde havia parcelamento irregular do solo, com fins comerciais (venda), inclusive com espaço destinado a um campo de futebol.
Com os homens foram apreendidas duas roçadeiras à gasolina, uma foice e um martelo. Os responsáveis foram autuados e, para recuperar os equipamentos devem comparecer à Coordenadoria, munidos das licenças ambientais para o procedimento e documentos pessoais.
Na parte da tarde os agentes se dirigiram ao Distrito de Tamoios, onde flagraram o início de uma construção irregular sob a linha de alta tensão, na Rua da Torre. Após rápida investigação, o responsável foi identificado e teve a obra embargada, além de receber notificação para desocupar o imóvel e providenciar sua demolição, com prazo de sete dias. Caso a notificação seja descumprida, o imóvel será demolido pelo Poder Público.
Já na localidade conhecida como Chavão, também no Distrito de Tamoios, os agentes flagraram uma construção e um parcelamento irregular dentro da área do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. Os mourões e arame utilizados para o cercamento foram retirados e apreendidos pelos agentes.
Para o coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio, que acompanhou pessoalmente as operações, a população deve ficar atenta antes de adquirir qualquer imóvel, pesquisando a titularidade dos bens  nos Cartórios de Registro de Imóveis.
“Nossas operações têm caráter educativo, mas não deixam de ter o rigor da fiscalização. Nos locais visitados, realizamos as ações e cobramos a regularização das pendências, mas nos casos das moradias sob a rede de alta tensão e no Parque do Mico-Leão-Dourado, elas estão totalmente irregulares e notificamos os ocupantes sobre os procedimentos a serem tomados. As demolições só são efetuadas como último recurso, mas, nestes casos, têm como objetivo restabelecer a propriedade do município e preservar as APAs, assim como resguardar os direitos e a integridade dos cidadãos, pois os criminosos usam de todos os artifícios para ludibriar os compradores e fraudar a documentação”, afirmou Ricardo Sampaio.
Quem tiver qualquer dúvida a respeito de documentos de posse apresentados em transações de compra e venda de imóveis em Cabo Frio, ou quiser denunciar crimes semelhantes, deve entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos Fundiários pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com, ou procurar a sede, à Avenida Manoel Antunes, 344, no Braga.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.