Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL DO PEIXE É SUCESSO NA PRAIA DA BALEIA


A Praia da Baleia, em São Pedro da Aldeia, ficou movimentada no último final de semana com a realização do tradicional Festival do Peixe. O evento atraiu centenas de famílias à praça do bairro para curtir dois dias de muita gastronomia, atrações musicais e diversão. A programação ofereceu diversos pratos à base de peixe a preço único de R$ 15, além de shows ao vivo, área de recreação infantil e bazar solidário. A programação é uma iniciativa da Prefeitura aldeense, por meio da Subsecretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Moradores e pescadores da Baleia e conta, ainda, com o apoio da iniciativa privada.

            O subsecretário de Turismo de São Pedro da Aldeia, Luiz Carlos Rocha, falou sobre a realização de mais uma edição do evento. “O Festival do Peixe é um evento que acontece há décadas e a gente vem procurando manter e melhorar, a cada ano, essa tradição. Tudo foi preparado com muito carinho e procuramos diversificar e agradar a todos os gostos, da música à comida. Quero agradecer à família Turismo, aos pescadores e às famílias que se dedicaram, a todas as demais secretarias envolvidas, aos nossos parceiros e ao prefeito Chumbinho que sempre nos deu condição de fazer essa festa grandiosa. Anualmente, o Festival atrai milhares de turistas, moradores de bairros vizinhos e movimenta a comunidade pesqueira da Baleia. É esse turismo de base comunitária que queremos manter vivo”, disse.

Entre as opções gastronômicas oferecidas durante o Festival estiveram tainha assada com pirão, petiscos, iscas e peixes fritos, como sardinha, carapicu, carapeba; moqueca e bobó de camarão, além de uma variedade de sobremesas, saladas e acompanhamentos. Ao todo, o evento contou com 14 barracas de pratos à base de peixe, além de tendas com comercialização de bebidas, drinks e doces. O Festival movimentou, aproximadamente, duas toneladas de pescado.

Um dos parceiros da festa, o presidente da Associação de Moradores da Baleia, Willians Pinheiro, destacou o trabalho em conjunto com o Poder Público Municipal. “A parceria com a Subsecretaria de Turismo já vem de longa data. A seis anos atrás a gente fez essa fusão para que a festa fosse o sucesso que ela é. A maioria são pessoas da comunidade, comerciantes e pescadores. A gente mobilizou mais de 100 pessoas, moradoras do bairro, que se disponibilizaram a ajudar a abrilhantar o evento”, disse.

Para o Festival, a praça principal do bairro ganhou cobertura, palco e mesas para atender o público, além de decoração temática. Próximo à quadra poliesportiva, a criançada pôde se divertir com brinquedos, pula-pula e parque inflável, oferecidos pela iniciativa privada. A programação musical contou com ritmos diversificados, passando pelo samba, pagode, MPB, sertanejo e muito rock and roll. No comando das apresentações ao vivo estiveram o cantor Adriano Marques, Léo Barreto Blues Roll Band, grupo Nada Pra Fazer, banda Black & Cia e o grupo Cachassamba.

Moradora do bairro Porto da Aldeia, a advogada Nany Haddad aproveitou para curtir o sábado de festa. “Eu fico orgulhosa de ver esse movimento do Festival, que vem resgatando essa união dos pescadores, dos moradores e dos visitantes. É uma festa bonita, familiar, organizada, onde todos ficam tranquilos e seguros. É onde os pescadores têm a oportunidade de divulgar o trabalho deles”, disse.

Comerciante e pescador da Baleia há 22 anos, Gelson Reis, conhecido como “Nem”, foi um dos barraqueiros integrantes do Festival. “É a primeira vez que participo e fiquei muito feliz com o convite. Trouxe o meu pirão, que é considerado o melhor pirão da região, e a tradicional tainha frita com molho de camarão”, afirmou.

Moradores do bairro Bela Vista, a família Vieira também marcou presença na festa. “É a primeira vez que viemos e nós gostamos muito. O Festival tem um clima bem familiar, música boa, tudo em um espaço bem confortável. Com certeza é um diferencial; é isso que a gente procura para estar em família”, ressaltou a comerciante autônoma Letícia Vieira, que compareceu ao lado do marido Jorge Roberto e das filhas Raphaela, de 7 anos, e Gabriela (1).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.