Pular para o conteúdo principal

JÚRI NACIONAL APROVA BANDEIRA AZUL NO PERÓ



O júri nacional do programa Bandeira Azul aprovou, na noite desta terça-feira, a candidatura da Praia do Peró, em Cabo Frio, para a renovação do selo de qualidade ambiental para a próxima temporada do verão. A aprovação será submetida ao júri internacional do programa, que se reúne em Copenhague, na Dinamarca, na última semana de setembro. Se houver nova aprovação e se a prefeitura de Cabo Frio concluir as obras da orla do Peró, que começam ainda em julho, a Bandeira Azul voltará a ser hasteada na praia na segunda quinzena de novembro.

Para conseguir a aprovação da candidatura, a coordenação local da Bandeira Azul comprovou o cumprimento das exigências da coordenação nacional. As principais são a qualidade da água, medida periodicamente por laboratório oficial, o ordenamento do trecho certificado (500 metros) da praia, que tem 7,2 quilômetros das Conchas ao Pontal, e a acessibilidade. A prefeitura de Cabo Frio já iniciou o processo de licitação para a segunda fase das obras da orla, que incluem a construção de novos quiosques, arborização e saneamento.

Para a temporada 2019/2020, serão submetidas ao júri internacional, além do Peró, outras 12 praias brasileiras e seis marinas. Entusiasta do programa Bandeira Azul, o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio (Thomaz Weber) comemorou a aprovação da candidatura:

-- A aceitação da candidatura da Praia do Peró é uma notícia muito boa. 

Se der tudo certo, Cabo Frio seguirá demonstrando a importância de ter uma praia certificada com categoria internacional. A repercussão será muito importante, e um diferencial para toda Costa do Sol – disse Weber, que planeja estender a experiência do Peró para Búzios.

A busca pela Bandeira Azul começou há cinco anos por iniciativa do movimento Amigos do Peró, formado por moradores, veranistas e ambientalistas que defendem a preservação da orla. O grupo se reuniu, no Rio, com a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, que examinou as fotografias aereas do Peró.

A coordenadora escolheu o trecho urbano por se tratar de um local que já possui acessos e serviços que fazem parte das exigências da certificação. O grupo buscou o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da pasta do Meio Ambiente em três governos, que culminou com o hasteamento da Bandeira Azul em novembro do ano passado.

-- Nós estamos super felizes por continuarmos com o programa – disse Marta Rocha, dos Amigos do Peró.
Presidente da Federação dos Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega disse que a aprovação da candidatura é uma boa notícia não somente para Cabo Frio como também para o turismo fluminense:

-- O governo estadual precisa olhar esta certificação com mais carinho e ajudar o município em questões básicas de infraestrutura, como um novo acesso ao Peró, saneamento básico, pavimentação das vias de acesso, exploração turística do Parque da Costa do Sol e sinalização turísticas – defendeu Navega.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.