Pular para o conteúdo principal

Nota oficial da Prefeitura de Arraial do Cabo sobre a desocupação das invasões das áreas do Parque Estadual Costa Do Sol



Na tarde de ontem (2), aconteceram a audiência pública entre o Ministério Público e os moradores das áreas de preservação permanente irregularmente ocupadas no Parque Estadual da Costa do Sol situadas nos bairros de Monte Alto e Figueira, e a operação de contenção das invasões realizadas pela Força Tarefa Verde do INEA e da Polícia Militar.

Compareceram à audiência, além da Procuradoria do Município de Arraial do Cabo, cerca de 80 moradores, três advogados e o representante do Ministério Público, que é o autor da Ação Civil Pública que gerou a ordem judicial de imediata demolição dos imóveis construídos dentro do Parque Estadual. A ação pública fez com que as pessoas que estavam nessas áreas invadidas com habitação consolidada perdessem o direito em juízo de estar naquele local.

Após muito debate e ponderação com a eminente Juíza titular da Vara Única da Comarca de Arraial do Cabo, estendeu-se o prazo para o cumprimento da ordem de desocupação e demolição por mais 60 dias, ficando para o dia 1º de setembro a data final. Alguns moradores indicaram que vão deixar o local voluntariamente, para estes, a Prefeitura de Arraial do Cabo e o Governo do Estado auxiliarão no transporte e na mudança. O prazo para a apresentação da listagem de saída pacífica para receber o auxílio é de dez dias, com indicação do local que irão. 

Esse acordo não impede o prosseguimento da fiscalização repressiva de novas construções, bem como a apreensão de materiais de construção encontrados no local, para impedir que novos invasores venham a ocupar as áreas de preservação.

Ainda na tarde de ontem, o INEA e a Polícia Militar – através da Força Tarefa Verde - realizaram uma ação conjunta nas Áreas de Proteção Permanente APPs, APA Massambaba, Parque Estadual Costa do Sol. Participaram da operação o Grupo de Ações Táticas do 25º BPM, 8ª UPAM, Fiscalização ambiental do INEA, Grupo de operações do Parque Costa do Sol, Programa Olho Verde, Superintendência de combate aos crimes ambientais SICCA.

De acordo com a polícia militar, há duas semanas acontecia um movimento ilegal na tentativa de promover novas invasões após decisão judicial para a derrubada das casas já construídas no local. Foram identificados novos desmatamentos e focos de incêndio agora em menores e alongadas proporções. Além disso, a Força Tarefa Verde destruiu na operação parte da rede elétrica em furto, toda a rede hidráulica da nova invasão, tijolos, caixas d’água, cimentos, pedras, areia, brita, além de dozes casas, colunas e alicerce. Também foram desfeitos 40 lotes piquetados na areia próxima a praia e em direção a Monte Alto. 

As áreas de constantes invasões pertencem ao Estado, através do Decreto 42.929, de 2011, que criou o PECS - Parque Estadual Costa do Sol. A Secretaria do Ambiente (SEMA) tem trabalhado na contenção das invasões em harmonia com o Ministério Público, INEA e Governo do Estado respeitando a competência de cada setor. Cabe a SEMA enviar fiscais municipais para fazer os serviços como retirar materiais de construção, elaborar relatórios sobre as áreas e oferecer ao PECS apoio material, como carro, maquinas e combustível, quando necessário. Estes relatórios são enviados diretamente para o Parque Estadual Costa do Sol e para o Ministério Público Estadual.

Vale ressaltar que cada munícipe é um fiscal e tem o direito e o dever de continuar efetuando denúncias de invasões, nominais ou anônimas, aos órgãos competentes. Todas as informações sobre invasões devem ser encaminhadas diretamente a administração do Parque Estadual da Costa do Sol e cabe ao Ministério Público tomar as providências necessárias.

A Prefeitura de Arraial do Cabo segue se colocando à disposição para auxiliar em todas as operações que for convocada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.