LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

terça-feira, 2 de julho de 2019

Prefeitura reforça nota de repúdio aos maus tratos animal e a Criação da Unidade de Castração e Atendimento Veterinário Municipal


Devido ao lamentável episódio ocorrido na última sexta-feira (28) em que 11 gatos foram encontrados mortos nos arredores do Pesqueiro da Praia Grande, a Prefeitura de Arraial do Cabo reforça que repudia toda e qualquer ação de maus tratos contra animais e segue acompanhando o desdobramento do caso. A denúncia ainda não foi oficializada junto à Polícia, pois os resultados dos laudos que comprovam envenenamento ainda não saíram. Ciente que é função da Saúde realizar um Programa Municipal de Controle de Cães e Gatos, previsto na lei federal de número 13.426 de 30 de março de 2017, a Prefeitura realiza ações desde 2018 para viabilizar a castração gratuita no município.

No dia 26 de junho, aconteceu uma reunião técnica para a apresentação do Projeto Arquitetônico da UCA (Unidade de Castração e Atendimento Veterinário), feito pelos arquitetos Rodrigo Garcia e Natasha Mureb, que terá sua sede estrategicamente posicionada entre os Distritos de Monte Alto e Figueira. A reunião foi sediada na Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, e o projeto surgiu de uma demanda da população,  em especial os protetores de animais de Arraial do Cabo, que necessitam de uma solução mais definitiva com relação ao número de animais abandonados e da reprodução descontrolada de cães e gatos.

A iniciativa pioneira atenderá a política municipal de controle de natalidade de cães e gatos, que vem sendo desenvolvida sob a coordenação de Thais Fantauzzi, com o apoio técnico na elaboração do projeto através da Diretoria de Estudos e Projetos, Ana Nunes, desta fundação. E ainda, com a formação da comissão de Estudos e Gestão da UCA que é composta por Santiago e Tatiana Dantas.

“Foi locado um prédio na divisa entre Monte Alto e Figueira, a uma quadra da Avenida Principal. Estamos em fase final do projeto arquitetônico, desenvolvido por dois urbanistas com grande expressão na região. Há uma enorme sensibilidade do Secretário de Saúde à causa. Esteve sempre aberto, assim como o prefeito, a discutir soluções para este descontrole populacional de animais. Também é função precípua da saúde o fortalecimento do combate às zoonoses. Pretendemos que em 5 anos não exista mais nenhum gato ou cão de rua sem estar devidamente castrado. Não permitiremos abandono ou animais acometidos por doenças que impactem a saúde humana.” Comenta Thais, que também é protetora atuante, mentora do Projeto da UCA e coordena a Comissão de Estudos e Gestão da Unidade. Além disso, é membro da comissão de Proteção Animal da OAB de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

O Secretário de Saúde, Antônio Carlos (Kafuru), também esteve presente, já que a pasta está com o projeto do Castramóvel em andamento, que visa castrar animais de ruas. O pedido já está na planilha de acompanhamento de processos para pedido dos recursos para duas unidades do Castramóvel junto à Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado desde o final do ano passado. A previsão é que seja licitado ainda este mês e a expectativa é que seja implantado no início de setembro.
Maus tratos aos animais, além de CRUELDADE, é CRIME, lei nº 9.605/98 – art. 32. DENUNCIE!



0 comentários:

- |