Pular para o conteúdo principal

Projeto “Pioneiros” tem inscrições prorrogadas até a próxima sexta (2)



Estudantes de 15 a 18 anos do ensino médio da rede municipal de ensino de Cabo Frio têm até a próxima sexta-feira (2) para se inscreverem no projeto “Pioneiros”. A ação é uma iniciativa da Prolagos em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência Pedagógica (Suped) e da Coordenadoria-Geral de Ciência, tecnologia e Inovação. Serão selecionados 30 estudantes.
De acordo com a proposta da concessionária, de forma prática os jovens irão aprender sobre diferentes áreas da empresa e sobre os serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação. O projeto ainda pretende contribuir para a redução da evasão escolar no ensino médio, já que a participação do aluno fica condicionada à frequência na instituição de ensino.
Para participar, os alunos devidamente matriculados no Colégio Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo e Rui Barbosa, na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, no Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp e na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho devem ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição, disponível no site da concessionária por meio do link http://twixar.me/rBh1.
“A participação dos estudantes numa dinâmica de projetos e de mentoria é fundamental para o contato com o mercado de trabalho, para a formação dos estudantes, para a compreensão dos problemas do cotidiano e da comunidade na qual estão inseridos”, avaliou a superintendente pedagógica, Cláudia Brito.
Além da ficha de inscrição, é necessário escrever uma carta de apresentação de até uma página informando porque deve ser um dos 30 selecionados (as) para o projeto e no ato da inscrição enviar também cópia atualizada do histórico escolar bem como comprovante de matrícula da instituição de ensino de que o aluno está matriculado.

Pioneiros | Como funciona
O projeto é estruturado em várias etapas como workshops, atividades de campo e mentoria. A partir das instruções fornecidas pela empresa, cada estudante terá que elaborar um projeto que solucione um problema ou que contribua para a melhoria dos sistemas de saneamento no seu bairro.
Os workshops terão temas variados e durante a realização os estudantes terão oportunidade de conhecer diferentes profissões e carreiras de forma aplicada. Os doze encontros ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, com carga horária total de 48h, na sede da concessionária Prolagos, situada à Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, quadra 20 – Lote 9, bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia.
O projeto começa no dia 20 de agosto e a cerimônia de encerramento está prevista para o final de outubro de 2019. Os participantes terão direito a vale-transporte; kit boas-vindas com mochila, caneta, caderno, squeeze; café da tarde.
Os projetos serão apresentados pelos alunos a um comitê de executivos da concessionária, que irá escolher as três melhores ideias que concorrerão ao Prêmio Eficiência e Tecnologia da Aegea – categoria Jovens Pioneiros, no qual concorrem participantes de todo o Brasil. Os indicados serão anunciados na cerimônia de formatura, com os familiares presentes. Todos os concluintes recebem diplomas de ‘Pioneiros da Saúde’.
Os três projetos finalistas do prêmio nacional serão convidados a participar da cerimônia de premiação organizada pela Aegea, em São Paulo (ou outro local a definir), com todas as despesas pagas. Ao final do projeto, as produções selecionadas serão premiadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.