LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 18 de julho de 2019

SÃO PEDRO DA ALDEIA REALIZA SEMANA DO AGRICULTOR FAMILIAR NOS DIAS 29 DE JULHO A 2 DE AGOSTO




Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, vai dar início no dia 29 de julho à Semana do Agricultor Familiar. A programação vai oferecer diversas oficinas gratuitas no período da manhã, das 9h às 12h, na sede do Horto Escola Artesanal. O evento será aberto com oficina de horta suspensa e seguirá durante a semana com oficinas práticas de produção de licor e de aproveitamento culinário da aroeira e do aipim. Um dos destaques este ano será o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas sem ferrão, na sexta-feira, dia 02 de agosto. As inscrições gratuitas devem ser feitas antecipadamente na secretaria do Horto. Os interessados precisam apresentar documentos originais de identidade, CPF e comprovante de residência. Podem participar pessoas a partir de 16 anos.

“Anualmente, na última semana do mês de julho, nós realizamos a Semana do Agricultor Familiar, em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho. Nesse período, a gente realiza diversas atividades voltadas ao incentivo à pequena produção agrícola e à agricultura familiar de modo geral. Trabalhamos temas voltados à produção orgânica sustentável, consumo consciente e cursos voltados à família dos produtores. Teremos oficinas com foco no aproveitamento de alimentos que são comuns na produção familiar local, como o aipim, um dos carros-chefes, e a aroeira, um produto que tem sido destaque no município devido ao grande número de produtores que têm trabalhado com o extrativismo, beneficiamento e comercialização em nível nacional”, destacou o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu.
A programação terá início na segunda-feira (29) com a realização da oficina de horta suspensa, que vai ensinar técnicas para a montagem e cultivo orgânico de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, com materiais de baixo custo e reutilizáveis, como garrafas pet, latas, caixotes e vasos. Na terça-feira (30), a oficina de licor vai abordar os princípios básicos para a produção da bebida, passando pelas etapas e métodos de processamento de licores de frutas, de forma artesanal e com foco no reaproveitamento dos alimentos.
Na quarta-feira (31), será realizada a oficina culinária da Aroeira, mais conhecida como pimenta rosa, com dicas para o aproveitamento do fruto em pratos doces e salgados. Na quinta-feira (01), a oficina culinária do Aipim também vai dar dicas para um melhor aproveitamento do alimento em diversas receitas, como pizza e bolos.
O encerramento da Semana do Agricultor na sexta-feira, dia 02 de agosto, será marcado pela abertura do curso de Meliponicultura, com foco na criação de abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa é uma novidade este ano e será realizada em quatro encontros semanais, no Horto Escola Artesanal. O conteúdo programático inclui a biologia das abelhas e os métodos práticos de manejo, captura, criação e produção de mel e própolis, a partir de técnicas 100% naturais.
Segunda-feira (29/07):
9h às 12h – Oficina de Horta Suspensa
Terça-feira (30/07):
9h às 12h – Oficina de Licor
Quarta-feira (31/07):
9h às 12h – Oficina da Aroeira
Quinta-feira (01/08):
9h às 12h – Oficina do Aipim
Sexta-feira (02/08):
9h às 12h – Início do curso de Meliponicultura

0 comentários:

- |