Na manhã de ontem (31), aconteceu a
terceira reunião do programa Investe Turismo em Arraial do Cabo, reunindo
representantes da sociedade civil, do trade turístico e o poder público. O
objeto foi de apresentar as demandas dos dois setores e perfilar as ações que
serão realizadas no município em parceria do Sebrae.
Arraial do Cabo é um dos cento e
cinquenta e oito municípios brasileiros que são o foco de um amplo pacote de
investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de
serviços, inovação e marketing, voltados para o setor de Turismo. O Programa
Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae
e Embratur, objetiva acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a
competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração
de empregos.
Participaram da reunião de ontem a
ATAC – Associação de turismo de Arraial do Cabo, AMA – Associação de Mergulho
de Arraial do Cabo, e empresários de segmentações de Passeios de Náuticos,
taxistas, lojas e agencias de turismo.
As rotas turísticas selecionadas
receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o
fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor
público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco
especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização,
por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em
eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a
linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da
qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões
brasileiras.
O programa também possibilitará a
entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano
Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do
Turismo Inteligente. Prevista no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, a
primeira ação tem como foco identificar e definir um novo posicionamento do
Brasil como destino turístico. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai
identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições
e órgãos públicos no setor de turismo de todo o Brasil. Gerar ambiente propício
ao surgimento de novos negócios também é um resultado prioritário do programa.
Dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, apenas 11
municípios foram contemplados, dentre estes, Arraial do Cabo.
Fonte: ASCOM PMAC / TURISMO E EVENTOS
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