LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

SEMANA DO AGRICULTOR PROMOVE OFICINA DE AIPIM EM SÃO PEDRO DA ALDEIA



Semana do Agricultor Familiar, realizada no Horto Escola de São Pedro da Aldeia, promoveu nesta quinta-feira (01) a Oficina de Aipim. Cerca de 20 pessoas participaram da iniciativa, conduzida pelas instrutoras Débora Patrício e Eli Arlete Magalhães. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. Gratuita, a programação se encerra nesta sexta-feira (02), das 9h às 12h, com o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas nativas sem ferrão.

Acompanhando as atividades, o secretário da pasta, Dimas Tadeu, falou sobre a temática da oficina. “A maioria dos alimentos que a gente consome não são de origem brasileira, por isso, estamos trabalhando com a aroeira e o aipim, que são produtos típicos do Brasil. Hoje, o aipim tem diversos usos; temos massa de pão e pizza a base de aipim porque, como outros produtos, ele é rico em amido e se apropria muito bem para fazer a massa, seja direta ou fermentada, além de ter várias utilidades de doce e salgados”, destacou.

Durante a oficina, os participantes aprenderam a fazer uma massa de aipim, que pode ser usada como base para pizzas, pães e pasteis, e acompanharam a montagem dos pratos, com a preparação de recheios e colocação no forno. A oficina prática promoveu uma metodologia participativa, em que os inscritos puderam ver de perto o passo a passo das receitas e esclarecer dúvidas.

 “Foi muito legal esse momento, todo mundo participou e gostou bastante”, comentou a instrutora Débora Patrício.


Na oportunidade, as instrutoras também ensinaram a preparar um pudim de tapioca. Ao fim da oficina, todos receberam certificado de participação, com carga horária de três horas, e as receitas dos quitutes preparados durante o encontro, além de participarem de um momento de degustação.

“Uma oficina não é um curso, é o passo a passo das receitas e assim foi feito. Foi um encontro bem produtivo, nós nos antecipamos e trouxemos algumas coisas já prontas”, explicou a instrutora Eli Arlete Magalhães.

Moradora do bairro São João, a cozinheira Elisângela Rodrigues marcou presença nas oficinas de aipim e aroeira. “As oficinas foram muito boas e a novidade aqui é a pizza com massa de aipim, algo diferente e que usa praticamente os mesmos ingredientes. Torço pela oportunidade de ter mais cursos dentro da culinária. É algo que a gente aprende com mais facilidade e que pode usar para adquirir uma renda extra, nunca se sabe quando podemos precisar”, salientou.

A Semana do Agricultor Familiar é realizada anualmente, na última semana do mês de julho, e promovida em alusão ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. Durante o encerramento, nesta sexta-feira (01), será realizada uma confraternização com tudo o que foi produzido nas oficinas durante a semana. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.


0 comentários:

- |