Pular para o conteúdo principal

Workshop Calçada Acessível em Arraial do Cabo



Um projeto da Firjan que visa chamar a atenção de todos para o problema da falta de acessibilidade nas cidades, chegou a Arraial do Cabo. O Workshop "Calçada Acessível", aconteceu nos dias 30 e 31 de julho. 

No primeiro dia, representantes das Secretarias Municipais foram convidados a viverem uma experiência nova e desafiadora, enfrentar os transtornos que a falta de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais traz. Seja em uma cadeira de rodas, ou com venda e bengala, as simulações possibilitaram aos participantes vivenciar o cotidiano e se conscientizar um pouco mais sobre o tema, tão pouco debatido.

Na manhã de hoje (31), o Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto e urbanista da FIRJAN, apresentou o projeto para cerca de 20 representantes na Casa do Educador. Foram expostos dados, exemplos de outras cidades em que o projeto já está implantado, e a promoção do diálogo que reforça a importância da sociedade nessa pauta. 

A metodologia do programa é dividida em 6 etapas que consistem desde a apresentação da ideia até a criação de lei ou manual técnico a ser implantado no município. A próxima etapa é a elaboração do relatório com reivindicações e ideias para que o município possa ser cada dia mais acessível, gerando mudanças estruturais e leis que aproximem mais ainda Arraial dessa meta.

A idealização do FIRJAN chegou ao município por intermédio da Coordenadora de Acessibilidade Municipal, Vanessa Pimentel, que fez a conexão entre órgão e Prefeitura, viabilizando a realização do evento.
 Cadeirante, Vanessa faz de suas experiências pessoais, pautas para se tratar do assunto. "Desde que sofri o acidentes e fiquei paraplégica, nunca me deixei abater por falta de acesso, não dá pra ficar em casa, pelo contrário. Meu trabalho nessa militância é fazer com que a nossa cidade seja um lugar onde se possa ir e vir, acessível a todos", frisou. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.