LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ENCONTRO DE “EDUCAÇÃO DO CAMPO” RESGATA MEMÓRIA RURAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA



A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou o terceiro encontro do curso “Educação do Campo”, destinada aos profissionais atuantes na rede municipal de ensino. A qualificação acontece no Centro de Formação Continuada (CEFOR), no bairro Nova São Pedro, e tem como tutor o professor Ubirajara Ramos. O encontro do mês de agosto abordou o tema “Resgate da memória rural” e foi ministrado pelo pesquisador Geraldo Ferreira.

 A “Educação no Campo” é uma modalidade que ocorre em locais denominados rurais. O tutor do curso, Ubirajara Ramos, falou sobre a iniciativa. “Preservar a memória rural do nosso município é o principal papel da Educação do Campo e é justamente através do nosso curso que temos a oportunidade de passar esses conhecimentos para os nossos professores, para que eles repassem aos alunos essa importância de manter a memória rural aldeense”, destacou.  

 Durante o encontro, o pesquisador Geraldo Ferreira falou sobre seu livro “São Pedro da Aldeia 400 anos”, que narra a história do município, desde a fundação da Aldeia, em 1617, até os dias atuais. Cada cursista recebeu um exemplar do livro, autografado pelo autor, e um marcador de texto com o nome do curso. O tutor da formação, Ubirajara Ramos, também palestrou sobre a temática, falando sobre as tradições, a agricultura, o café e a cultura rural local.

 “O processo histórico de ocupação da área rural do nosso município desempenha um papel da maior relevância para a compreensão da formação de uma cultura característica do homem do campo, com usos, costumes, tradições, culinária, crenças e valores próprios. Resgatar, preservar e divulgar a nossa cultura é responsabilidade de cada um de nós, pois é através dela que nos reafirmamos como cidadãos aldeenses, conscientes dos nossos valores e do nosso papel na sociedade”, afirmou o pesquisador Geraldo Ferreira.

 Na ocasião, a cursista e proprietária de uma Casa de Farinha no bairro Retiro, Andreia Porto, fez uma doação de solas fabricadas no local e proporcionou um lanche no intervalo do curso. “Esse momento teve tudo a ver com o tema do encontro, porque a Casa de Farinha é algo que tem que ser resgato, tendo em vista que tínhamos mais de 40 casas em São Pedro da Aldeia e hoje temos apenas três”, comentou o tutor, Ubirajara Ramos.   
 A professora da Escola Mz. José Guimarães, Marcia Cristina Pastor, falou sobre a importância do curso. “Esse encontro ministrado pelo tutor Ubirajara Ramos e mediada pelo palestrante, senhor Geraldo Ferreira, foi magistral; ambos, com amplo conhecimento histórico e sociológico de São Pedro da Aldeia, nos deram uma aula, nos lembrando da importância de valorizar não só a beleza da cidade, mas também de sermos mais ativos no que diz respeito à valorização da terra e do meio ambiente, como a implementação de hortas nas escolas para as crianças, incentivando-as desde pequenas a valorizar a terra ativamente e, ainda, a ter uma alimentação saudável”, disse.

 As escolas participantes da formação, representadas por professores, são E. M. Jamila Motta da Silva e E. M. Dulce Jotta Mendes, ambas no bairro São João; E. M. Rubem Arruda Câmara e E. Mz. Adalgiza da Silva Lobo, ambas no Morro do Milagre; E. M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, na Estação; E. M. Jardim Primavera, localizada em bairro de mesmo nome; E. M. Profª Maria da Glória Santos Mota, em Praia Linda; E. Mz. Retiro, em bairro de mesmo nome; E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia; E. M. Aurelino Martins dos Santos, na Colina; E. Mz. Paulo Roberto Marinho, em São Matheus; E. M. Dr. Plínio de Assis Tavares, em Pau Ferro; E. M. Vinhateiro, em bairro de mesmo nome; E. M. Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo; E. Mz. Elízio da Costa Moreira, em Três Vendas; E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. M. Barnabé Mariano de Souza, na Cruz; e Creche M. C. Dona Chica, no Morro do Milagre. 



0 comentários:

- |