Pular para o conteúdo principal

Ibascaf inicia recadastramento anual de servidores inativos e pensionistas



O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) inicia, a partir de outubro, a prova de vida anual de servidores inativos e pensionistas do município. A comprovação é feita para atualização dos dados cadastrais e para garantir que é o servidor beneficiário. Quem não fizer a comprovação dentro do prazo indicado terá o pagamento bloqueado.
A rotina é cumprida anualmente pelo Ibascaf e será feita de acordo com o mês de aniversário do servidor para evitar filas no recadastramento. Os aposentados e pensionistas nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril farão a prova de vida em outubro; já os aniversariantes dos meses de maio, de junho, de julho e de agosto devem fazer o procedimento durante o mês de novembro; e os que fazem aniversário em setembro, outubro, novembro e dezembro realizam o cadastro em dezembro.
A prova de vida dos aposentados e pensionistas será feita na sede do Ibascaf na Rua Expedicionários da Pátria, nº 118, São Cristóvão, de 8h30 até às 11h30. A liberação do benefício será feita após o segurado ou seu representante legal comparecer para o procedimento.
“Sabemos que é um processo custoso para o servidor que já está aposentado ou recebe pensão ter que vir até o instituto para comprovar que está vivo, mas a Lei nos obriga a realizar esse processo anualmente. Este ano ainda tivemos uma particularidade que foi o recadastramento do PasMed, que não era feito desde 2009. Sabemos de todas as dificuldades que os aposentados e os pensionistas passam no dia a dia, mas devo pedir a compreensão de todos porque tudo isso é feito para garantir os direitos de cada aposentado e pensionista do instituto”, disse José Renato de Almeida, presidente do Ibascaf.
Os aposentados e pensionistas residentes em Cabo Frio que estiverem impossibilitados de irem até o Ibascaf devido a problemas de saúde, poderão agendar visita de um servidor do instituto para a comprovação de vida através da central de atendimento pelo telefone (22) 2645-5616, das 8h30 às 11h30. Para receber a visita, o servidor deverá comprovar a impossibilidade através de laudo médico ou declaração de internação com data de expedição de, no máximo, 30 (trinta) dias.
Já os aposentados e pensionistas que moram em outros municípios ou fora do estado deverão fazer o download do formulário de recadastramento que está no site do Ibascaf, preenchê-lo, autenticá-lo em cartório e enviar via correio, junto com cópia de todos os documentos, para o endereço do Ibascaf (Rua Expedicionários da Pátria, nº 118, São Cristóvão, Cabo Frio-RJ, CEP: 28.909-480).

Nos casos de aposentados por invalidez permanente ou pensionistas inválidos, o recadastramento só será concluído com a marcação de exame médico pericial realizado pela junta médica do Ibascaf.
 SERVIÇO

Documentos necessários (originais e cópia)
– Comprovante de Residência, atualizado

– Documento de identificação atualizado, com foto
– Número de agência e conta corrente no Santander S/A


Quem deve fazer a prova de vida?
– Aposentados e Pensionistas de Cabo Frio
 Quando devo fazer a prova de vida?
MÊS DE ANIVERSÁRO
MÊS DE RECADASTRAMENTO
janeiro, fevereiro, março e abril
Outubro
maio, junho, julho e agosto
Novembro
setembro, outubro, novembro e dezembro
Dezembro
 Onde devo ir?

– Na sede do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (IBASCAF), localizado à Rua Expedicionários da Pátria, nº 118, São Cristóvão, Cabo Frio-RJ, CEP: 28.909-480.
 Sou impossibilitado de comparecer por problemas de saúde, o que devo fazer?

– Os aposentados e pensionistas residentes no município de Cabo Frio, impossibilitados de comparecer ao IBASCAF, devido a problemas de saúde, poderão agendar visita de um servidor do serviço social do Instituto para a comprovação de vida através da central de atendimento pelo telefone (22) 2645-5616, de 8h30 min até às 11h30 min.
 Moro em outro Estado e não tenho como comparecer, o que faço?

– Os aposentados e pensionistas que moram fora do estado, deverão fazer o download do formulário de recadastramento que está no site do IBASCAF, preencher, autenticar em cartório e enviar via correio, junto com cópia autenticada de todos os documentos conforme portaria nº 167/2019, para o endereço do IBASCAF (Rua Expedicionários da Pátria, nº 118, São Cristóvão, Cabo Frio-RJ, CEP: 28.909-480).

E quem mora fora do Brasil?

– Deverá ser feito o download do formulário de recadastramento e deverão encaminhar a Declaração de Vida ao IBASCAF (Rua Expedicionários da Pátria, nº 118, São Cristóvão, Cabo Frio-RJ, CEP: 28.909-480), no prazo estabelecido na Portaria, contendo os dados pessoais, expedida pela Embaixada ou Consulado do Brasil nos respectivos países.

 O que acontece com quem não realizar a prova de vida?
– Quem não fizer comprovação dentro do período estipulado pelo Ibascaf terá seu pagamento bloqueado. A liberação do benefício ocorrerá tão logo o segurado ou representante legal compareça para o procedimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.