Pular para o conteúdo principal

Mais uma vez UPA de Cabo Frio funciona sem médicos e de novo vira caso de polícia



Ao que parece a saúde pública em Cabo Frio chegou ao fundo do poço, mas continua cavando. Inúmeras denúncias passam pelas redes sociais, todos os dias, em uma cidade em que o prefeito é médico e ostenta o título de possuir um dos mais ineficientes serviços públicos de saúde do interior do Estado. Uma verdadeira VERGONHA! Nesse fim de semana, o SUS em Cabo Frio do governo do Dr. Adriano Moreno virou caso de polícia. E a vítima da vez foi a dona Claudia Maria Vasconcelos Carvalho, moradora do Balneário das Dunas.
A “via crucis” dela começou por volta das oito horas da noite de sábado (28/09), quando ela foi com o marido, o Osvaldo Francisco da Conceição, de 54 anos, para a UPA do Parque Burle (foto ao lado). Ele estava com uma crise de dores agudas na região genital e os testículos inchados, sem poder andar direito. A UPA estava lotada e eles não conseguiram atendimento. A dona Cláudia voltou pra casa. Como as dores pioraram, ela voltou na UPA à meia noite com o marido e também não conseguiu atendimento. A UPA do Parque Burle continuava cheia.
Foi então que a situação que já estava ruim para a contribuinte cabofriense ficou ainda pior. Como as dores e o sofrimento do marido não passavam, ela resolveu voltar à Unidade de Pronto Atendimento às 5h da manhã, na esperança de conseguir uma solução e aí descobriu que não tinha médico na UPA, nem na “sala vermelha”, o que é considerado uma situação gravíssima e resolveu chamar a polícia. Rapidamente os policiais chegaram e o assunto mudou. As atendentes disseram que havia médico na sala vermelha para atender graves emergências, mas os policiais acompanharam os servidores até o local e constataram que era mentira.
Cansada de insistir, ela foi até o Hospital São José Operário (foto abaixo), em São Cristóvão, e encontrou a unidade fechada (o que é normal, já que não se trata de uma unidade de atendimento de emergência “porta de entrada” como UPA). Enquanto gravava um vídeo falando de sua indignação, uma pessoa saiu por uma porta lateral, onde descobriu ser acesso ao Hospital Central de Emergência (HCE). Dentro daquela unidade, ela encontrou funcionários dormindo e recebeu a informação de que não poderiam fazer nada para resolver o caso, afinal, aquela unidade só recebia pessoas que chegavam de ambulância ou trazidas pelos Bombeiros. Aliás, segundo a Dona Claudia, na UPA tinha ambulância, mas ela também não conseguiu que o marido fosse removido para outra unidade, como o HCE por exemplo.
Depois de toda essa peregrinação inútil nas unidades de saúde pública de Cabo Frio, na cidade do médico prefeito, a Dona Cláudia desistiu e fez o que a maioria da população cabofriense tem feito: procurar atendimento em outro município. Ela foi para o Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia, onde disse ter sido muito bem atendida. Isso já passava das 06h da manhã de domingo (29/09). Lá, descobriram que o Seu Osvaldo estava com a glicose em mais de 300 (ele é diabético) e então foi medicado e encaminhado aos exames de praxe. Felizmente agora ele passa bem.
A Dona Cláudia poderia ser mais uma entre tantas e tantas cidadãs e cidadãos cabofrienses que se conformam com a incompetência, a ignorância e o descaso dos administradores da saúde pública no município de Cabo Frio, mas resolveu não se calar. Ela foi até a delegacia de Cabo Frio e registrou um Boletim de Ocorrência e agora promete levar o caso ao Ministério Público e ao CREMERJ, para denunciar o prefeito médico e os colegas dele “gazeteiros de plantão”. Fica cada vez mais com evidência de verdade a grita das redes sociais: de que o governo do Dr. Adriano Moreno privilegia os donos de clínicas e hospitais (de onde vêm aliás os seus executivos da Secretaria de Saúde) em detrimento do sucateamento do SUS na cidade.


Fonte: plantaodoslagos.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.